Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.creatorChristen, Rafaela Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T15:18:36Z
dc.date.available2023-09-04T15:18:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84254
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho em questão tem como objetivo principal apresentar uma proposta de aula inédita para aulas de Matemática mais aplicadas com atividades práticas e que façam significado para os alunos. Deixar de ver a Matemática como ciência utilizada só em sala é mais um de nossos desafios. Para que essa aula tenha êxito busca-se toda uma fundamentação teórica que nos norteia e justifica todo esse trabalho. O tema escolhido foi de funções aplicadas a Matemática Financeira. Essa escolha se deu pelo fato de que normalmente vemos o conteúdo de funções ainda pouco aplicado, e como os componentes curriculares de Educação Financeira e Matemática Financeira estão em alta nas escolas e para os alunos ainda é uma novidade, juntou-se na prática esses dois conteúdos e mostrou-se a aplicabilidade de cada uma delas interligadas. Além disso, propôs-se o uso de tecnologias educativas, que tornam as aulas ainda mais interessantes e participativas por parte dos alunos. Veremos no decorrer desse trabalho, uma ideia de aplicação desse tema de forma clara e tranquila de ser trabalhada, apresentando o passo a passo de como pode ser executada. É um assunto que pode apresentar várias ramificações, e esse que é o interessante dessa proposta de atividade, os alunos podem questionar, comparar e praticar formas de cálculo de juros e ainda assimilar os conteúdos de função e matemática/educação financeira de forma aplicada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this work is to present a unique lesson proposal for more practical and meaningful Mathematics classes. Overcoming the perception of Mathematics as a science only used in the classroom is one of our challenges. In order for this lesson to be successful, a theoretical foundation that guides and justifies the entire work is sought. The chosen topic is functions applied to Financial Mathematics. This choice was made because we often see the content of functions as being underutilized, and with the increasing emphasis on Financial Education and Financial Mathematics in schools, it is still a novelty for students. By integrating these two subjects in practice, we demonstrate the applicability of each of them. In addition, the use of educational technologies is proposed to make the classes even more interesting and engaging for students. Throughout this work, we will explore an idea for the implementation of this topic in a clear and manageable way, presenting a step-by-step guide on how it can be executed. This subject has various ramifications, which is what makes this activity proposal interesting. Students can question, compare, and practice methods of interest calculation, while also assimilating the concepts of functions and applied mathematics/financial education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática financeira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática) - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.titleAula inédita fundamentada sobre funções aplicadas à Matemática financeirapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples