dc.contributor.advisor | Rolkouski, Emerson, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Moreira, Laura Leal, 1993- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Aberta do Brasil | pt_BR |
dc.creator | Christen, Rafaela Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T15:18:36Z | |
dc.date.available | 2023-09-04T15:18:36Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84254 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O trabalho em questão tem como objetivo principal apresentar uma proposta de aula inédita para aulas de Matemática mais aplicadas com atividades práticas e que façam significado para os alunos. Deixar de ver a Matemática como ciência utilizada só em sala é mais um de nossos desafios. Para que essa aula tenha êxito busca-se toda uma fundamentação teórica que nos norteia e justifica todo esse trabalho. O tema escolhido foi de funções aplicadas a Matemática Financeira. Essa escolha se deu pelo fato de que normalmente vemos o conteúdo de funções ainda pouco aplicado, e como os componentes curriculares de Educação Financeira e Matemática Financeira estão em alta nas escolas e para os alunos ainda é uma novidade, juntou-se na prática esses dois conteúdos e mostrou-se a aplicabilidade de cada uma delas interligadas. Além disso, propôs-se o uso de tecnologias educativas, que tornam as aulas ainda mais interessantes e participativas por parte dos alunos. Veremos no decorrer desse trabalho, uma ideia de aplicação desse tema de forma clara e tranquila de ser trabalhada, apresentando o passo a passo de como pode ser executada. É um assunto que pode apresentar várias ramificações, e esse que é o interessante dessa proposta de atividade, os alunos podem questionar, comparar e praticar formas de cálculo de juros e ainda assimilar os conteúdos de função e matemática/educação financeira de forma aplicada. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The main objective of this work is to present a unique lesson proposal for more practical and meaningful Mathematics classes. Overcoming the perception of Mathematics as a science only used in the classroom is one of our challenges. In order for this lesson to be successful, a theoretical foundation that guides and justifies the entire work is sought. The chosen topic is functions applied to Financial Mathematics. This choice was made because we often see the content of functions as being underutilized, and with the increasing emphasis on Financial Education and Financial Mathematics in schools, it is still a novelty for students. By integrating these two subjects in practice, we demonstrate the applicability of each of them. In addition, the use of educational technologies is proposed to make the classes even more interesting and engaging for students. Throughout this work, we will explore an idea for the implementation of this topic in a clear and manageable way, presenting a step-by-step guide on how it can be executed. This subject has various ramifications, which is what makes this activity proposal interesting. Students can question, compare, and practice methods of interest calculation, while also assimilating the concepts of functions and applied mathematics/financial education. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.title | Aula inédita fundamentada sobre funções aplicadas à Matemática financeira | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |