• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aula inédita fundamentada sobre funções aplicadas à Matemática financeira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - RAFAELA SOUZA CHRISTEN.pdf (527.5Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Christen, Rafaela Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O trabalho em questão tem como objetivo principal apresentar uma proposta de aula inédita para aulas de Matemática mais aplicadas com atividades práticas e que façam significado para os alunos. Deixar de ver a Matemática como ciência utilizada só em sala é mais um de nossos desafios. Para que essa aula tenha êxito busca-se toda uma fundamentação teórica que nos norteia e justifica todo esse trabalho. O tema escolhido foi de funções aplicadas a Matemática Financeira. Essa escolha se deu pelo fato de que normalmente vemos o conteúdo de funções ainda pouco aplicado, e como os componentes curriculares de Educação Financeira e Matemática Financeira estão em alta nas escolas e para os alunos ainda é uma novidade, juntou-se na prática esses dois conteúdos e mostrou-se a aplicabilidade de cada uma delas interligadas. Além disso, propôs-se o uso de tecnologias educativas, que tornam as aulas ainda mais interessantes e participativas por parte dos alunos. Veremos no decorrer desse trabalho, uma ideia de aplicação desse tema de forma clara e tranquila de ser trabalhada, apresentando o passo a passo de como pode ser executada. É um assunto que pode apresentar várias ramificações, e esse que é o interessante dessa proposta de atividade, os alunos podem questionar, comparar e praticar formas de cálculo de juros e ainda assimilar os conteúdos de função e matemática/educação financeira de forma aplicada.
     
    Abstract: The main objective of this work is to present a unique lesson proposal for more practical and meaningful Mathematics classes. Overcoming the perception of Mathematics as a science only used in the classroom is one of our challenges. In order for this lesson to be successful, a theoretical foundation that guides and justifies the entire work is sought. The chosen topic is functions applied to Financial Mathematics. This choice was made because we often see the content of functions as being underutilized, and with the increasing emphasis on Financial Education and Financial Mathematics in schools, it is still a novelty for students. By integrating these two subjects in practice, we demonstrate the applicability of each of them. In addition, the use of educational technologies is proposed to make the classes even more interesting and engaging for students. Throughout this work, we will explore an idea for the implementation of this topic in a clear and manageable way, presenting a step-by-step guide on how it can be executed. This subject has various ramifications, which is what makes this activity proposal interesting. Students can question, compare, and practice methods of interest calculation, while also assimilating the concepts of functions and applied mathematics/financial education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84254
    Collections
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio [13]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV