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dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.creatorAndrade, Bento Lourenço Amadeupt_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T13:21:23Z
dc.date.available2023-09-04T13:21:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84249
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e Programa da Universidade Aberta do Brasil.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Considerando a dificuldade dos alunos na compreensão das equações do segundo grau e o interesse por uma formulação simplificadora das ações, que os levem ao resultado instantâneo, essa aula veio trazer uma alternativa para a construção desse conhecimento junto aos/às estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Desde que surgiu a educação formal sempre foi uma dificuldade ensinar Matemática nas escolas, pois o ensino da Matemática antiga trabalhava com material abstrato, geralmente preocupando-se em ensinar métodos elaborados por pessoas que dedicavam todo seu tempo para resolver problemas e acabavam descobrindo fórmulas que na realidade funcionavam muito bem (Vicente, 2011). Por estas questões que a resolução de uma equação do segundo grau, se transformou basicamente, na aplicação da "Fórmula de Bhaskara" e isso está concomitantemente inserido no subconsciente dos alunos, que automaticamente pedem e sugerem a sua utilização, sem nem mesmo saber do que se trata e o que essa formulação significa. Não questionando aqui a sua eficiência e importância algébrica, mas trazendo um ar renovado que a experiência do concreto proporciona, visualizar em formas geométricas bem conhecidas, quadrados e retângulos, termos algébricos, que muitas vezes ficam perdidos dentro da composição da resolução, sem sentido, o que torna o momento desagradável e tedioso. Após a reflexão sobre esta e outras soluções históricas vislumbrou-se uma metodologia que reúna essas características, a saber, o Algeplan, que possibilita estudar as operações algébricas a partir da concepção de área de figuras planas. Com isso, nossa aula se baseou na utilização desse material para encontrar soluções de equações do segundo grau, valendo-se de critérios como o recurso visual da geometria e o conhecimento prévio dos alunos, chegando à compreensão, que seja possível através destes, tornar visível a fatoração das equações e dessa forma, encontrar os valores numéricos que a satisfazem.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEquações quadraticaspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleAula inédita fundamentada sobre resolução de equação do segundo grau usando geometriapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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