dc.contributor.advisor | Rolkouski, Emerson, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Moreira, Laura Leal, 1993- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Aberta do Brasil | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Bento Lourenço Amadeu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T13:21:23Z | |
dc.date.available | 2023-09-04T13:21:23Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84249 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e Programa da Universidade Aberta do Brasil. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Considerando a dificuldade dos alunos na compreensão das equações do segundo grau e o interesse por uma formulação simplificadora das ações, que os levem ao resultado instantâneo, essa aula veio trazer uma alternativa para a construção desse conhecimento junto aos/às estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Desde que surgiu a educação formal sempre foi uma dificuldade ensinar Matemática nas escolas, pois o ensino da Matemática antiga trabalhava com material abstrato, geralmente preocupando-se em ensinar métodos elaborados por pessoas que dedicavam todo seu tempo para resolver problemas e acabavam descobrindo fórmulas que na realidade funcionavam muito bem (Vicente, 2011). Por estas questões que a resolução de uma equação do segundo grau, se transformou basicamente, na aplicação da "Fórmula de Bhaskara" e isso está concomitantemente inserido no subconsciente dos alunos, que automaticamente pedem e sugerem a sua utilização, sem nem mesmo saber do que se trata e o que essa formulação significa. Não questionando aqui a sua eficiência e importância algébrica, mas trazendo um ar renovado que a experiência do concreto proporciona, visualizar em formas geométricas bem conhecidas, quadrados e retângulos, termos algébricos, que muitas vezes ficam perdidos dentro da composição da resolução, sem sentido, o que torna o momento desagradável e tedioso. Após a reflexão sobre esta e outras soluções históricas vislumbrou-se uma metodologia que reúna essas características, a saber, o Algeplan, que possibilita estudar as operações algébricas a partir da concepção de área de figuras planas. Com isso, nossa aula se baseou na utilização desse material para encontrar soluções de equações do segundo grau, valendo-se de critérios como o recurso visual da geometria e o conhecimento prévio dos alunos, chegando à compreensão, que seja possível através destes, tornar visível a fatoração das equações e dessa forma, encontrar os valores numéricos que a satisfazem. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Equações quadraticas | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Aula inédita fundamentada sobre resolução de equação do segundo grau usando geometria | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |