• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aula inédita fundamentada sobre resolução de equação do segundo grau usando geometria

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - BENTO LOURENCO AMADEU ANDRADE.pdf (4.137Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Andrade, Bento Lourenço Amadeu
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Considerando a dificuldade dos alunos na compreensão das equações do segundo grau e o interesse por uma formulação simplificadora das ações, que os levem ao resultado instantâneo, essa aula veio trazer uma alternativa para a construção desse conhecimento junto aos/às estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Desde que surgiu a educação formal sempre foi uma dificuldade ensinar Matemática nas escolas, pois o ensino da Matemática antiga trabalhava com material abstrato, geralmente preocupando-se em ensinar métodos elaborados por pessoas que dedicavam todo seu tempo para resolver problemas e acabavam descobrindo fórmulas que na realidade funcionavam muito bem (Vicente, 2011). Por estas questões que a resolução de uma equação do segundo grau, se transformou basicamente, na aplicação da "Fórmula de Bhaskara" e isso está concomitantemente inserido no subconsciente dos alunos, que automaticamente pedem e sugerem a sua utilização, sem nem mesmo saber do que se trata e o que essa formulação significa. Não questionando aqui a sua eficiência e importância algébrica, mas trazendo um ar renovado que a experiência do concreto proporciona, visualizar em formas geométricas bem conhecidas, quadrados e retângulos, termos algébricos, que muitas vezes ficam perdidos dentro da composição da resolução, sem sentido, o que torna o momento desagradável e tedioso. Após a reflexão sobre esta e outras soluções históricas vislumbrou-se uma metodologia que reúna essas características, a saber, o Algeplan, que possibilita estudar as operações algébricas a partir da concepção de área de figuras planas. Com isso, nossa aula se baseou na utilização desse material para encontrar soluções de equações do segundo grau, valendo-se de critérios como o recurso visual da geometria e o conhecimento prévio dos alunos, chegando à compreensão, que seja possível através destes, tornar visível a fatoração das equações e dessa forma, encontrar os valores numéricos que a satisfazem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84249
    Collections
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio [13]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV