Um olhar para o processo de investigação matemática por meio de jogos didáticos
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Romagnoli, Juliana Caroline Bonini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A natureza abstrata do conhecimento matemático demandou/demanda odesenvolvimento de estratégias metodológicas na busca por tornar os processos deensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis de ensino, pertinentes aodesenvolvimento do repertório matemático dos alunos. Neste sentido, o uso de jogosmatemáticos no Ensino Fundamental tem sido disseminado como uma alternativapara abordar conceitos matemáticos. Um levantamento realizado nos anais doEncontro Nacional de Educação Matemática, no entanto, evidenciou que poucas sãoas investigações que tratam do uso de jogos matemáticos associados à investigaçãomatemática. Este fato desperta interesse, na medida em que esta parece ser umarelação natural ao desenvolvermos jogos de estratégia neste nível de ensino. Sendoassim, nesta pesquisa buscamos responder: "Que elementos associados a um jogomatemático de estratégia, no Ensino Fundamental, se associam ao desenvolvimentode investigações matemáticas?". Para tanto, desenvolvemos em uma turma de 8ºano do Ensino Fundamental ao longo de quatro horas/aula, dois jogos de estratégia,intituladosQuadrado MágicoeJogo do 15. Por meio destes, buscamos, através deintervenções verbais, fazer com que os alunos desenvolvessem investigaçõesmatemáticas acerca dos jogos desenvolvidos. Procuramos com isso, auxiliar eincentivar os alunos a construir hipóteses e elaborar estratégias para vencer o jogoproposto. Com isso, pudemos observar e constatar no decorrer das aulas quemuitas das etapas de um jogo se relacionam com as etapas da investigaçãomatemática. As conclusões obtidas nesta pesquisa, nos levaram a outrosquestionamentos que podem ser focos de futuros estudos, como: será que odesenvolvimento de jogos de treinamento também permite o desenvolvimento deinvestigações matemáticas?. Contudo, isso é algo que ainda pode ser investigado.
Collections
- Licenciatura [11]