• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um olhar para o processo de investigação matemática por meio de jogos didáticos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    M_JULIANA CAROLINE BONINI ROMAGNOLI.pdf (1.334Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Romagnoli, Juliana Caroline Bonini
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A natureza abstrata do conhecimento matemático demandou/demanda odesenvolvimento de estratégias metodológicas na busca por tornar os processos deensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis de ensino, pertinentes aodesenvolvimento do repertório matemático dos alunos. Neste sentido, o uso de jogosmatemáticos no Ensino Fundamental tem sido disseminado como uma alternativapara abordar conceitos matemáticos. Um levantamento realizado nos anais doEncontro Nacional de Educação Matemática, no entanto, evidenciou que poucas sãoas investigações que tratam do uso de jogos matemáticos associados à investigaçãomatemática. Este fato desperta interesse, na medida em que esta parece ser umarelação natural ao desenvolvermos jogos de estratégia neste nível de ensino. Sendoassim, nesta pesquisa buscamos responder: "Que elementos associados a um jogomatemático de estratégia, no Ensino Fundamental, se associam ao desenvolvimentode investigações matemáticas?". Para tanto, desenvolvemos em uma turma de 8ºano do Ensino Fundamental ao longo de quatro horas/aula, dois jogos de estratégia,intituladosQuadrado MágicoeJogo do 15. Por meio destes, buscamos, através deintervenções verbais, fazer com que os alunos desenvolvessem investigaçõesmatemáticas acerca dos jogos desenvolvidos. Procuramos com isso, auxiliar eincentivar os alunos a construir hipóteses e elaborar estratégias para vencer o jogoproposto. Com isso, pudemos observar e constatar no decorrer das aulas quemuitas das etapas de um jogo se relacionam com as etapas da investigaçãomatemática. As conclusões obtidas nesta pesquisa, nos levaram a outrosquestionamentos que podem ser focos de futuros estudos, como: será que odesenvolvimento de jogos de treinamento também permite o desenvolvimento deinvestigações matemáticas?. Contudo, isso é algo que ainda pode ser investigado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84201
    Collections
    • Licenciatura [11]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV