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dc.contributor.advisorFerrareze, Janete de Paula, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorRazaboni, Isadora Semensatopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T16:28:23Z
dc.date.available2023-08-30T16:28:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84174
dc.descriptionOrientador: Profª Drª. Janete de Paula Ferrareze Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Quando somos indagados sobre o que é álgebra, em geral, nos vem à mentemanipulações matemáticas carregadas de símbolos, ou até mesmo operaçõescomplexas envolvendo números e letras, sem significado real. Não distante dessavisão, alguns autores que serão tratados neste trabalho, relatam que a álgebraescolar muitas vezes aparece apenas associada a essa manipulação de símbolos eà reprodução mecânica de regras, parecendo que tais elementos são os principaisobjetivos no estudo de Matemática. No entanto, veremos nesta pesquisa que a basedo pensamento algébrico segundo esses autores, está nos significados desseselementos representados por letras ou símbolos. Nesse sentido, a finalidade dopresente trabalho foi estudar e analisar características do pensamento algébricoevidenciadas em uma atividade de Investigação Matemática desenvolvida no 8º Anodo Ensino Fundamental. A presente pesquisa é predominantemente qualitativa e sedeu por meio de um levantamento bibliográfico, estudos de referenciais teóricos,planejamento e aplicação de uma atividade de Investigação Matemática numa turmade 8º ano do Ensino Fundamental e análises dos dados coletados nesta aplicaçãopor meio de referenciais que apresentam características do desenvolvimento dopensamento algébrico. A Investigação Matemática foi escolhida devido ao fato desuas etapas se relacionarem com as etapas do desenvolvimento do pensamentoalgébrico, conforme pode ser visto neste trabalho. Além disso, no levantamentobibliográfico realizado foram encontrados poucos trabalhos que tratassem dodesenvolvimento do pensamento algébrico em conjunto com atividades deInvestigação Matemática. Este trabalho apresenta também concepções de algunsautores sobre o pensamento algébrico e ferramentas que foram utilizadas paraanalisar a manifestação de características do pensamento algébrico durante odesenvolvimento da atividade com os alunos. Partindo disso, foi analisado como sedeu o desempenho dos alunos durante a atividade, por meio do qual observou-seque houve a manifestação de algumas características do pensamento algébrico,como: estabelecimento de relações de equivalência, identificação de padrões,formulação de conjecturas e generalizações. Dessa forma, podemos concluir queessa atividade de Investigação Matemática favoreceu o desenvolvimento dopensamento algébrico, e assim percebemos que existem outras formas de setrabalhar álgebra nas séries finais do Ensino Fundamental além do métodotradicional, o que justifica mais uma vez a importância deste trabalho nesta área depesquisa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCaracterísticas do pensamento algébrico evidenciadas no desenvolvimento de uma atividade de investigação matemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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