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dc.contributor.advisorFernandes, Adriana Sbicca, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorAlmeida, João Pedro Cardozo dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T16:23:49Z
dc.date.available2023-08-30T16:23:49Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84171
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Adriana Sbicca Fernandespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho aborda a temática da utilização da gamificação no contexto da educação e explora os potenciais efeitos que essa abordagem pode gerar quando implementada. O objetivo principal é compreender como a gamificação pode ser uma ferramenta auxiliar para professores e alunos, visando aprimorar a eficácia do ensino e o envolvimento dos estudantes dentro da sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo aprofundado de artigos que tratam do tema da gamificação, examinando seus efeitos e os testes conduzidos para verificar a eficácia dessa abordagem. A análise da literatura revela que existem poucas evidências concretas que comprovem a efetividade da gamificação no ambiente educacional, devido à escassez de testes conduzidos de maneira adequada. Isso indica a necessidade de realizar mais estudos e aprofundar a discussão sobre o tema, a fim de obter uma compreensão mais completa e embasada dos potenciais benefícios e desafios associados à gamificação na sala de aula. Acredita-se que a gamificação pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente, ao incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competição, no processo educacional. No entanto, é fundamental que sejam conduzidos mais testes e pesquisas para avaliar a eficácia dessa abordagem, bem como identificar as melhores práticas e estratégias de implementação. Portanto, este estudo busca contribuir para a compreensão e o aprimoramento da aplicação da gamificação na educação, destacando a importância de investigações adicionais e uma análise mais aprofundada das suas implicações no contexto educacional. A ampliação do conhecimento nessa área poderá oferecer subsídios valiosos para professores, gestores educacionais e pesquisadores interessados em explorar o potencial da gamificação como uma ferramenta pedagógica inovadora.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleGamificação na educação : potenciais e desafios para aprimorar o ensino a partir de conceitos de economia comportamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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