dc.contributor.advisor | Fernandes, Adriana Sbicca, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Almeida, João Pedro Cardozo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T16:23:49Z | |
dc.date.available | 2023-08-30T16:23:49Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84171 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Adriana Sbicca Fernandes | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho aborda a temática da utilização da gamificação no contexto da educação e explora os potenciais efeitos que essa abordagem pode gerar quando implementada. O objetivo principal é compreender como a gamificação pode ser uma ferramenta auxiliar para professores e alunos, visando aprimorar a eficácia do ensino e o envolvimento dos estudantes dentro da sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo aprofundado de artigos que tratam do tema da gamificação, examinando seus efeitos e os testes conduzidos para verificar a eficácia dessa abordagem. A análise da literatura revela que existem poucas evidências concretas que comprovem a efetividade da gamificação no ambiente educacional, devido à escassez de testes conduzidos de maneira adequada. Isso indica a necessidade de realizar mais estudos e aprofundar a discussão sobre o tema, a fim de obter uma compreensão mais completa e embasada dos potenciais benefícios e desafios associados à gamificação na sala de aula. Acredita-se que a gamificação pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente, ao incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competição, no processo educacional. No entanto, é fundamental que sejam conduzidos mais testes e pesquisas para avaliar a eficácia dessa abordagem, bem como identificar as melhores práticas e estratégias de implementação. Portanto, este estudo busca contribuir para a compreensão e o aprimoramento da aplicação da gamificação na educação, destacando a importância de investigações adicionais e uma análise mais aprofundada das suas implicações no contexto educacional. A ampliação do conhecimento nessa área poderá oferecer subsídios valiosos para professores, gestores educacionais e pesquisadores interessados em explorar o potencial da gamificação como uma ferramenta pedagógica inovadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Economia - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.title | Gamificação na educação : potenciais e desafios para aprimorar o ensino a partir de conceitos de economia comportamental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |