Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, William Junior do, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorSouza, Nicolas Arthur Formaggi dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-28T20:03:36Z
dc.date.available2023-08-28T20:03:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84141
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. William Junior do Nascimentopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O processo de ensino e aprendizagem é um tópico frequentemente debatido emdiscussões que permeiam a educação. Nesta perspectiva, diversas abordagensmetodológicas estão sendo frequentemente pesquisadas no sentido de tornar oaluno sujeito ativo durante o processo de formação, de modo que o conhecimentoadquirido faça sentido e tenha significado. Logo, o presente trabalho abordajustamente uma maneira de atingir tais significados a partir de temas, por meio daAbordagem Temática Freireana (ATF), na qual o contexto em que a comunidadeescolar está inserida é considerado para que surjam os Temas Geradores e,subordinados a estes, abordam-se os conhecimentos científicos necessários parasua compreensão. Uma alternativa para o levantamento dos Temas Geradorescorresponde aos 3 Momentos Pedagógicos como Estruturantes do Currículo. O 1°Momento Pedagógico é o Estudo da Realidade (ER), em que se constrói um bancode dados das características da comunidade para que se possa identificar astemáticas locais relevantes. Durante o 2° Momento Pedagógico, a Organização doConhecimento (OC), os profissionais se colocam a selecionar os conhecimentoscientíficos necessários para a compreensão dos temas emergidos no momentoanterior, de modo que durante o 3° Momento Pedagógico, que corresponde aAplicação do Conhecimento (AC), se desenvolve em sala de aula o que foianteriormente idealizado. Assim sendo, este trabalho teve como objetivodesenvolver o 1° Momento Pedagógico, o ER, em duas turmas do primeiro ano doEnsino Médio, em um colégio estadual no interior do Paraná. A aquisição de dadosaconteceu a partir de questionários respondidos por alunos, professores e equipepedagógica, chegando em potenciais Temas Geradores por meio da análise dasrespostas obtidas, utilizando como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD).A partir da análise realizada, foi possível identificar alguns elementos referentes arealidade na qual a comunidade escolar está inserida, evidenciando característicasdas relações interpessoais na escola e na comunidade em que vivem, informaçõessobre a estrutura física de ambos os ambientes, para além dos seus problemas,defeitos e qualidades. Por fim, foram destacados alguns tópicos que podem serutilizados como temas geradores, bem como sugestões de como trabalhá-losinterdisciplinarmente com as mais variadas áreas de conhecimento, possibilitandoque os conhecimentos científicos desenvolvidos durante as aulas sejam melhorcompreendidos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleOs três momentos pedagógicos como estruturantes do currículo : uma proposta de estudo da realidade no ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples