Trajetória de desenvolvimento de estudantes com dupla excepcionalidade : estudo longitudinal a partir da teoria histórico cultural e da teoria da bioecologia do desenvolvimento humano
Resumo
Resumo: O reconhecimento de subpopulações especiais entre estudantes com altas habilidades/superdotação tem atraído a atenção de pesquisadores que buscam compreender os indivíduos superdotados que exibem processos diferenciados em seu desenvolvimento, envolvendo a dupla excepcionalidade. Neste sentido, a presente pesquisa foi realizada no sentido de compreender, a partir de estudo longitudinal, a trajetória de desenvolvimento acadêmico, afetivo e social de estudantes com dupla excepcionalidade (altas habilidades/superdotação em coexistência com dislexia). Para a realização da pesquisa, partiuse do desafio da articulação e possíveis diálogos entre as ideias de Vygotsky - autor da Teoria Histórico Cultural e, as ideias de Bronfenbrenner - autor da Teoria da Bioecologia, sobre o processo de desenvolvimento humano. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi estruturada em abordagem qualitativa com delineamento longitudinal, de caráter exploratório e descritivo, modalidade estudo de caso. Os estudos de caso referem-se a uma pessoa adulta e a um adolescente. Na inserção do contexto ecológico ou campo da pesquisa, adotou-se o método - Inserção Ecológica de Cecconello e Koller, inspirado na Teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Brofenbrenner. Como instrumentos para a coleta de dados empíricos foram utilizados: entrevista semiestruturada, observação, materiais documentais (Relatório de Avaliação Diagnóstica de Altas Habilidades/Superdotação, Parecer Diagnóstico de Dislexia, Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional), entre outros. Na investigação dos estudos de caso, participaram da pesquisa dez pessoas: dois estudantes com indicadores de dupla excepcionalidade, familiares dos estudantes, amigos/colegas e profissionais do contexto ecológico escolar e do atendimento educacional especializado. Na análise, adotou-se o método Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella, inspirado na Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Foram identificados nove núcleos de significação que respondem à trajetória de desenvolvimento acadêmico, afetivo e social de dois estudantes com indicadores de dupla excepcionalidade (altas habilidades/superdotação em coexistência com dislexia). A partir da análise e discussão dos núcleos de significação, concluiu-se que a trajetória de desenvolvimento, em ambos os casos estudados, apresenta características comuns em termos de busca da superação de suas dificuldades. Cada um buscou superar as adversidades que foram surgindo por meio de suas características de excepcionalidade superior, o que os levou, muitas vezes, a "mascararem" algumas dificuldades. Por outro lado, em algumas situações, as potencialidades também não eram percebidas. Ou seja, a alta habilidade/superdotação pode "mascarar" a dislexia, e a dislexia pode "mascarar" a superdotação. Com relação ao desenvolvimento acadêmico, observou-se que a trajetória acadêmica de ambos os estudantes, ao longo de seu desenvolvimento, foi marcada por dificuldades, contradições e sofrimento, conforme explicitado pelos familiares e pelos próprios estudantes. No processo de desenvolvimento relacionado à questão afetiva, constatou-se que ambos os casos apresentam sentimentos envolvendo dificuldades emocionais e de ajustamento em determinadas fases. Já com relação ao desenvolvimento social, observou-se um movimento evolutivo em direção à introversão, em um dos casos. E, um movimento em direção à extroversão no outro caso, relacionado ao desenvolvimento acadêmico e afetivo. Por fim, considera-se que o poder público e as instituições de ensino podem assumir um papel mais abrangente na formação dos estudantes, visando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o desenvolvimento social e emocional, maximizando o potencial do ser humano de forma integral. Abstract: Recognition of special subpopulations among students with high abilities/giftedness has attracted the attention of researchers who seek to understand gifted individuals who exhibit different processes in their development, involving twice exceptionality. In this sense, based on a longitudinal study the present research was carried out in order to understand the trajectory of academic, affective and social development of students with twice exceptionality (high abilities/giftedness together with dyslexia). The starting point for carrying out the research was the challenge of articulation and possible dialogues between the ideas of Vygotsky - author of the Cultural-Historical Theory, and the ideas of Bronfenbrenner - author of the Bioecological Theory, about the process of human development. The methodology adopted for developing this research involved case studies using a qualitative approach with a longitudinal design, of an exploratory and descriptive nature. The case studies in question refer to an adult and an adolescent. When inserting the ecological context or research field, we used Cecconello & Koller's Ecological Insertion method, inspired by Brofenbrenner's Bioecological Theory of Human Development. The instruments used to collect empirical data were: semi-structured interview, observation, documentary materials (High Abilities/Giftedness Diagnostic Assessment Report, Dyslexia Diagnosis Report, Psychoeducational Diagnostic Assessment), among others. Ten people took part in the case study research: two students with indicators of twice exceptionality, the students' relatives, friends/colleagues and professionals from the school ecological context and from specialized education services. When performing the analysis we used Aguiar & Ozella's Meaning Core method, inspired by Vygotsky's Cultural- Historical theory. We identified nine meaning cores corresponding to the trajectory of academic, affective and social development of two students with indicators of twice exceptionality (high abilities/giftedness together with dyslexia). Based on the analysis and discussion of the meaning cores, we concluded that the development trajectories of both studied cases have common characteristics in terms of seeking to overcome their difficulties. Each of them sought to overcome the adversities that arose through their characteristics of greater exceptionality, which often led to some difficulties being "masked". On the other hand, in some situations, their potentialities were also not perceived. That is, high ability/giftedness can "mask" dyslexia, and dyslexia can "mask" giftedness. With regard to the academic development, we found that the academic trajectory of both students, throughout their development, was marked by difficulties, contradictions and suffering, as explained by family members and by the students themselves. In the development process related to affective issues, it was found that both cases present feelings involving emotional and adjustment difficulties in certain phases. With regard to their social development, there was an evolutionary movement towards introversion, in one of the cases. And a movement towards extroversion in the other case, related to academic and affective development. Finally, we consider that public authorities and educational institutions can take on a wider role in student education, aiming not only at cognitive development, but also at social and emotional development, maximizing the potential of human beings in a comprehensive way.
Collections
- Teses [374]