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dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorKogin, Fernanda Caronpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T19:23:33Z
dc.date.available2023-10-04T19:23:33Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83531
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, dialoga com o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Labelit/CNPq/UFPR (Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades) e da Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa. O estudo, de caráter autoficcional, propõe-se a compreensão do making of como uma prática formativa universitária, considerando o registro processual como produtor e disparador de sentidos, a partir do desenvolvimento de uma narrativa documental performativa. Busca-se através desta investigação, discutir e analisar novas percepções visuais sobre os processos criativos universitários e práticas contemporâneas audiovisuais, que se fundem em uma linguagem híbrida, materializando essas interações em protocolos audiovisuais e verbo-visuais. Pretende-se ao longo desta pesquisa, discutir as possibilidades de percepção e valorização do registro audiovisual e fotográfico como potência criativa, experimental e formativa na construção do sujeito social, a partir das vivências híbridas nos processos criativos teatrais universitários. A criação e o desenvolvimento de conteúdos verbo-visuais são essenciais para o registro histórico, construção do olhar poético, criação de portfólio pessoal e coletivo, como também no registro de vivências artísticas na produção de dados para pesquisas acadêmicas. O quadro teórico metodológico apoia-se na perspectiva dialógica, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem. A partir da análise realizada ao longo da pesquisa, considera-se que o registro processual tem um impacto significativo nas práticas formativas e na divulgação de criações artísticas. Espera-se então, que a partir desse diálogo entre teoria e prática, esta tese possa contribuir para o avanço da ciência na área, especialmente pela defesa apresentada: de que o making of é uma prática artística experimental que deve constituir a formação do sujeito na universidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis, developed in the Graduate Program in Education, with an emphasis on Language, Body, and Aesthetics in Education, engages in dialogue with the work developed within the Research Groups Labelit/CNPq/UFPR (Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricalities) and Dialogues-International Research Network. Based on the development of a performative documentary narrative, the study proposes to understand the making of it as a university training practice, considering the procedural record as a producer and trigger of meanings. Through this investigation, we seek to discuss and analyze new visual perceptions about university creative processes and contemporary audiovisual practices, which merge into a hybrid language, materializing these interactions in audiovisual and verbal-visual protocols. It is intended throughout this research to discuss the possibilities of perceiving and valuing the audiovisual and photographic record as a creative, experimental, and formative power in the construction of the social subject, based on the hybrid experiences in university theatrical creative processes. The creation and development of verbal-visual contents are essential for the historical record, the construction of the poetic look, the creation of personal and collective portfolios, as well as the recording of artistic experiences in the production of data for academic research. The methodological theoretical framework is based on the dialogic perspective, which has its main anchorage in Bakhtin's studies and the Circle. From the analysis carried out throughout the research, it is considered that the procedural record has a significant impact on training practices and the dissemination of artistic creations. It is hoped, then, that this thesis will contribute to the advancement of science in the field, particularly for the presented defense: that the making of is an experimental artistic practice that must constitute the subject's formation in university.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMaking of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitáriapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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