Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorViudes, Mateus Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T17:27:05Z
dc.date.available2023-10-02T17:27:05Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83505
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 15/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq), pretende apresentar contribuições e interfaces da Educação Performativa, cuja centralidade de interesse é dar visibilidade ao corpo das estudantes e dos estudantes nos processos de uma educação menos tradicional e mais experimental. Para tanto, o estudo proposto, organizou-se em torno da pergunta de pesquisa: Quais concepções de corpo podem ser percebidas em jovens que frequentam o Ensino Médio em um Colégio Estadual Cívico Militar no Município de São José dos Pinhais? A fim de responder a essa questão, o texto apoiou-se em pesquisas desta temática. Como percurso metodológico, foram realizadas oficinas denominadas de "práticas performativas", nas quais pesquisador e estudantes construíram juntos experimentos vivenciados nos seus corpos. Essas práticas performativas ocorreram no segundo semestre de 2021, com o objetivo de dar visibilidade e protagonismo aos corpos dos alunos no ambiente escolar. Os resultados inconclusivos apontam para a necessidade de aprofundar e popularizar pesquisas que, ao aproximar performance e educação, mostrem-se abertas à problematização, reflexão e experimentação, saindo de uma educação convencional, para uma educação performativa, transgressora e desafiadora, que permite dar visibilidade aos corpos dos sujeitos no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to present the contributions and interfaces of Performative Education in order to provide visibility about what happens to student's body focus on the processes of a less traditional and more experimental Education. This research is bound to Laboratory of Studies in Performance Education, Language and Theatricalities (Labelit/UFPR/CNPq). In order to carry out research, the base question that guide was: What body conceptions can be seen it in High School students of the State Military Civic School in the city of São José dos Pinhais? To answered, this paper used as references scientific articles that address the respective theme and authors as well. As a methodological basis, we plosted workshops called "Performative Experiences", so that researcher and students build ideas and thought about the subject together through body experiences. The workshops happened in the second half of 2021. The inconclusive datas reinforces the need to deepen and popularize research about Education and performance. To achieve this point, it is necessary to be showed open and aware for questioning, reflection and experimentation as well. So that we can move away from a conventional Education towards a performative, transgressive and challenging Education, allowing student's bodies of High School to been seen it.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente investigación, vinculada al grupo de investigación Laboratorio de Estudios en Educación Performativa, Lenguaje y Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende presentar aportes e interfaces de la Educación Performativa, cuyo punto central de interés es dar visibilidad al cuerpo de alumnos y alumnas en los procesos de una educación menos tradicional y más experimental. Por lo tanto, el estudio propuesto se organiza alrededor de la pregunta de investigación: ¿Qué concepciones corporales se pueden percibir en los jóvenes que asisten a la escuela secundaria en un Colegio Cívico Militar del Estado en la ciudad de São José dos Pinhais? Para responder a esta pregunta, el texto se basa en investigaciones sobre este tema. Como camino metodológico se realizaron talleres denominados "prácticas performativas", en los cuales, investigadora y estudiantes construyeron en conjunto, experimentos vividos en sus cuerpos, estas prácticas, performativas, las cuales se llevaron a cabo en el segundo semestre del 2021, con el objetivo de dar visibilidad y protagonismo a los cuerpos de estudiantes. alumnos en el entorno escolar. Los resultados no concluyentes apuntan a la necesidad de profundizar y popularizar investigaciones que, al unir actuación y educación, se muestren como un campo abierto para el cuestionamiento, la reflexión y la experimentación, alejándose de una educación convencional, hacia una educación performativa, transgresora y desafiante. lo que permite dar visibilidad a los cuerpos de los individuos en bachillerato.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação pelo movimentopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação performativa no ensino médio : trilhando experiências e sentidos em uma escola da Rede Estadual do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples