Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLecheta, Andrio Robertpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T19:09:15Z
dc.date.available2023-08-14T19:09:15Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83416
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 178-184pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) e à Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa, alocado na linha de pesquisa LiCorEs - Linguagem, Corpo e Estética na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), tem como objetivo compreender os sentidos de masculinidades no discurso de atores de teatro amador. O aporte teórico centra-se na perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e o Círculo, nos estudos de gênero e masculinidades de Raewyn Connell e Guacira Lopes Louro, e nas reflexões de Jacques Copeau sobre o teatro. A investigação compreende o teatro amador enquanto espaço de educação não-formal, se alicerçando, também, em uma perspectiva de inacabamento do sujeito e na busca da conversa como metodologia de pesquisa. Os sujeitos que constituem os acabamentos provisórios dessa tese são 4 integrantes do grupo de teatro amador Na Lona que se identificavam enquanto homens até o ano de 2020, e tinham como atividade principal a atuação. A materialidade discursivo-enunciativa analisada nesse processo trata-se de uma roda de conversa que teve como tema as relações entre o teatro e as masculinidades, utilizando como disparador temático um enunciado verbo-visual intitulado: "Teatro é coisa de viado!". As reflexões dessa tese apontam direções acerca da aproximação entre o teatro e as masculinidades que fracassaram em relação à masculinidade hegemônica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, linked to the research group Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) and to Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa, allocated in the line of research LiCorEs - Linguagem, Corpo e Estética na Educação (Language, Body, and Aesthetics in education) of the Programa de Pós-Graduação em Educação (Graduate Program in Education) of Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), aims to comprehend the meanings of masculinities in the discourse of amateur theater actors. The theoretical background is centered on the dialogical perspective of Mikhail Bakhtin and the Circle, the studies of gender and masculinity from Raewyn Connell and Guacira Lopes Louro, as well as the thoughts of Jacques Copeau on theater. The investigation understands amateur theater as a non-formal educational space and its subjects as uncompleted, therefore it seeks dialogue as a research methodology. The subjects who base the provisional work of this thesis are 4 members of Na Lona amateur theater group, who up until 2020 identified themselves as males, and had acting as their main activity in the group. The analyzed discursive-enunciative materiality was a conversation circle with topics related to theater and masculinity, utilizing a thematic visual-verbal statement as its starting point: "Teather is for faggots!". The reflection presented stresses the directions of proximity between theater and masculinities that have failed in relation to hegemonic masculinity.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Este estudio, junto al grupo de investigación labelit - Laboratorio de Estudios en Educación, Lenguaje y Teatralidades (UFPR/CNPq) y Diálogos - Red Internacional de Investigación, asignado en la línea de investigación LiCorEs - Lenguaje, Cuerpo y Estética en Educación del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraná (PPGE-UFPR), tiene como objetivo comprender los significados de las masculinidades en el discurso de los actores de teatro amador. La contribución teórica se centra en la perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin y el Círculo, en los estudios de género y masculinidades de Raewyn Connell y Guacira Lopes Louro, y en las reflexiones de Jacques Copeau sobre el teatro. La investigación comprende el teatro amador como un espacio de educación no formal, basado también en una perspectiva del sujeto inacabado y en la búsqueda de la conversación como metodología de investigación. Los sujetos que constituyen los acabados provisionales de esta tesis son 4 miembros del grupo de teatro amador "Na Lona" que se identificaron como hombres hasta el año 2020 y tuvieron como actividad principal la actuación. La materialidad discursiva y enunciativa analizada en este proceso es una rueda de conversación que tuvo como tema las relaciones entre teatro y masculinidades, teniendo como disparador temático una expresión verbo visual titulada: "¡Teatro é coisa de viado!". Las reflexiones de esta tesis apuntan las direcciones acerca de la aproximación entre el teatro y las masculinidades que fracasaron en relación con la masculinidad hegemónica.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtores - Teatropt_BR
dc.subjectTeatro amadorpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Teatro é coisa de viado!" : pedagogias da masculinidade no teatro amador em perspectiva dialógicapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples