dc.contributor.advisor | Fontana, Rafaela Mantovani, 1981- | pt_BR |
dc.creator | Silva, Lais Frigério da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T12:48:28Z | |
dc.date.available | 2023-06-15T12:48:28Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/83103 | |
dc.description | Orientador: Dra. Rafaela Mantovani Fontana | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Engenharia de Software. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 75-78 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Nos cursos de computação, a disciplina de lógica de programação é essencial para o sucesso tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. Entretanto, a disciplina de lógica de programação exige do discente um bom nível de raciocínio lógico, alta capacidade de abstração e habilidades em interpretar e propor soluções aos problemas. Esses fatores são determinantes para a reprovação dos discentes ou, até mesmo, ocasionando eventuais desistências. Buscando modificar o cenário e apoiar o processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação, este trabalho propõese o desenvolvimento de um aplicativo mobile, no formato de quiz, utilizando técnicas de gamificação para estimular e facilitar o aprendizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Lógica de programação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | CHALLENGE4U : Proposta de um ambiente gamificado para o apoio ao ensino e aprendizagem de lógica de programação | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |