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dc.contributor.advisorFontana, Rafaela Mantovani, 1981-pt_BR
dc.creatorSilva, Lais Frigério dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-15T12:48:28Z
dc.date.available2023-06-15T12:48:28Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83103
dc.descriptionOrientador: Dra. Rafaela Mantovani Fontanapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Engenharia de Software.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 75-78pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos cursos de computação, a disciplina de lógica de programação é essencial para o sucesso tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. Entretanto, a disciplina de lógica de programação exige do discente um bom nível de raciocínio lógico, alta capacidade de abstração e habilidades em interpretar e propor soluções aos problemas. Esses fatores são determinantes para a reprovação dos discentes ou, até mesmo, ocasionando eventuais desistências. Buscando modificar o cenário e apoiar o processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação, este trabalho propõese o desenvolvimento de um aplicativo mobile, no formato de quiz, utilizando técnicas de gamificação para estimular e facilitar o aprendizado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleCHALLENGE4U : Proposta de um ambiente gamificado para o apoio ao ensino e aprendizagem de lógica de programaçãopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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