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dc.contributor.advisorRuschmann, Carla Beatriz Franco, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorDeconto, Dalilapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T14:35:41Z
dc.date.available2023-05-30T14:35:41Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82931
dc.descriptionOrientadora: Carla Franco Ruschmannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A questão social enquanto conceito, traz o entendimento sobre a construção sócio histórica no Brasil, das relações de classe e de suas consequências na vida das pessoas empobrecidas. A escola, especificamente a escola pública, uma das principais instituições sociais no país, reflete essa estrutura e recebe os indivíduos que sofrem e manifestam a questão social em seu cotidiano. Os problemas de aprendizagem específicos das populações vulneráveis socialmente são recorrentes e não podem ser entendidos de forma individualizada e sem considerar o contexto social no qual acontecem. Diante disso, a partir do conceito de Sawaia (1999) de sofrimento ético-político, e de um material produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 2017 sobre as Concepções de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, este artigo busca indicar possíveis caminhos para o trabalho na educação, especificamente sobre as dificuldades escolares que compões uma das expressões da questão social, aproximando os saberes do Serviço Social com os da Pedagogia. Nessa aproximação, considerando que o trabalho social e educativo tem como objeto o desenvolvimento humano e a promoção social, o que aparece como possível solução é o fomento da criatividade. Para tal, considerando esta como uma habilidade a ser desenvolvida, este artigo propõe trabalho com a arte na escola, tanto a partir de sua criação quanto de sua observação, uma vez que esta promove, segundo Vigotsky (2009) um processo catártico no qual sentimentos são trabalhados e permitem a sua reelaboração. A aproximação das áreas do Serviço Social e da Pedagogia foi uma solução diante da falta de entendimento sobre a questão social na interpretação das metodologias de ensino contemporâneas ensinadas na pedagogia. Sem a dimensão da questão social o trabalho pedagógico pode muitas vezes reproduzir as estruturas sociais, o que acaba realimentando as causas das dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.titleQuestão social e educação : transposições possíveis para a promoção social a partir da artept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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