Questão social e educação : transposições possíveis para a promoção social a partir da arte
Resumo
Resumo: A questão social enquanto conceito, traz o entendimento sobre a construção sócio histórica no Brasil, das relações de classe e de suas consequências na vida das pessoas empobrecidas. A escola, especificamente a escola pública, uma das principais instituições sociais no país, reflete essa estrutura e recebe os indivíduos que sofrem e manifestam a questão social em seu cotidiano. Os problemas de aprendizagem específicos das populações vulneráveis socialmente são recorrentes e não podem ser entendidos de forma individualizada e sem considerar o contexto social no qual acontecem. Diante disso, a partir do conceito de Sawaia (1999) de sofrimento ético-político, e de um material produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 2017 sobre as Concepções de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, este artigo busca indicar possíveis caminhos para o trabalho na educação, especificamente sobre as dificuldades escolares que compões uma das expressões da questão social, aproximando os saberes do Serviço Social com os da Pedagogia. Nessa aproximação, considerando que o trabalho social e educativo tem como objeto o desenvolvimento humano e a promoção social, o que aparece como possível solução é o fomento da criatividade. Para tal, considerando esta como uma habilidade a ser desenvolvida, este artigo propõe trabalho com a arte na escola, tanto a partir de sua criação quanto de sua observação, uma vez que esta promove, segundo Vigotsky (2009) um processo catártico no qual sentimentos são trabalhados e permitem a sua reelaboração. A aproximação das áreas do Serviço Social e da Pedagogia foi uma solução diante da falta de entendimento sobre a questão social na interpretação das metodologias de ensino contemporâneas ensinadas na pedagogia. Sem a dimensão da questão social o trabalho pedagógico pode muitas vezes reproduzir as estruturas sociais, o que acaba realimentando as causas das dificuldades de aprendizagem.