• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Questão social e educação : transposições possíveis para a promoção social a partir da arte

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DALILA DECONTO.pdf (1012.Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Deconto, Dalila
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A questão social enquanto conceito, traz o entendimento sobre a construção sócio histórica no Brasil, das relações de classe e de suas consequências na vida das pessoas empobrecidas. A escola, especificamente a escola pública, uma das principais instituições sociais no país, reflete essa estrutura e recebe os indivíduos que sofrem e manifestam a questão social em seu cotidiano. Os problemas de aprendizagem específicos das populações vulneráveis socialmente são recorrentes e não podem ser entendidos de forma individualizada e sem considerar o contexto social no qual acontecem. Diante disso, a partir do conceito de Sawaia (1999) de sofrimento ético-político, e de um material produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 2017 sobre as Concepções de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, este artigo busca indicar possíveis caminhos para o trabalho na educação, especificamente sobre as dificuldades escolares que compões uma das expressões da questão social, aproximando os saberes do Serviço Social com os da Pedagogia. Nessa aproximação, considerando que o trabalho social e educativo tem como objeto o desenvolvimento humano e a promoção social, o que aparece como possível solução é o fomento da criatividade. Para tal, considerando esta como uma habilidade a ser desenvolvida, este artigo propõe trabalho com a arte na escola, tanto a partir de sua criação quanto de sua observação, uma vez que esta promove, segundo Vigotsky (2009) um processo catártico no qual sentimentos são trabalhados e permitem a sua reelaboração. A aproximação das áreas do Serviço Social e da Pedagogia foi uma solução diante da falta de entendimento sobre a questão social na interpretação das metodologias de ensino contemporâneas ensinadas na pedagogia. Sem a dimensão da questão social o trabalho pedagógico pode muitas vezes reproduzir as estruturas sociais, o que acaba realimentando as causas das dificuldades de aprendizagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82931
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV