• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A tripla jornada das professoras do ensino fundamental I do município de Matinhos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CAROLINE RAMOS LOPES.pdf (341.8Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Lopes, Caroline Ramos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo tem como tema a vivência da tripla jornada (ambiente doméstico, mercado de trabalho e mundo acadêmico) das docentes da educação básica do município de Matinhos. O objetivo geral é compreender como as professoras se veem dentro das configurações da tripla jornada a fim de delimitar os principais conflitos/tensões presentes nas diferentes atuações. Além disso, os objetivos específicos são contextualizar os pressupostos teóricos da divisão sexual do trabalho contemplando os aspectos sociais e culturais, bem como compreender como ocorreu a entrada das mulheres no mercado de trabalho no capitalismo e a realidade brasileira. Para mais, conhecer o processo de escolarização das mulheres no Brasil e seus reflexos até os dias atuais e apresentar dados gerais da escolarização brasileira fazendo a comparação de gêneros. Por fim, conhecer o perfil das docentes do município de Matinhos e identificar os conflitos e tensões causados pela tripla jornada nas mulheres professoras. Para isso, alguns dos principais referenciais utilizados foram os de autoras como Silvia Federici, Hirata e Kergoat, Maria R. V. Carvalho, entre outros. Como ferramenta metodológica foi proposto referenciais da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, por meio da utilização de questionário estruturado. Dessa forma, foi possível fazer o levantamento do perfil docente dos trabalhadores da educação municipal de Matinhos e a identificação da tripla jornada vivida pelas profissionais com consequências à saúde física, mental e emocional.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82920
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV