A tripla jornada das professoras do ensino fundamental I do município de Matinhos
Resumo
Resumo: O presente artigo tem como tema a vivência da tripla jornada (ambiente doméstico, mercado de trabalho e mundo acadêmico) das docentes da educação básica do município de Matinhos. O objetivo geral é compreender como as professoras se veem dentro das configurações da tripla jornada a fim de delimitar os principais conflitos/tensões presentes nas diferentes atuações. Além disso, os objetivos específicos são contextualizar os pressupostos teóricos da divisão sexual do trabalho contemplando os aspectos sociais e culturais, bem como compreender como ocorreu a entrada das mulheres no mercado de trabalho no capitalismo e a realidade brasileira. Para mais, conhecer o processo de escolarização das mulheres no Brasil e seus reflexos até os dias atuais e apresentar dados gerais da escolarização brasileira fazendo a comparação de gêneros. Por fim, conhecer o perfil das docentes do município de Matinhos e identificar os conflitos e tensões causados pela tripla jornada nas mulheres professoras. Para isso, alguns dos principais referenciais utilizados foram os de autoras como Silvia Federici, Hirata e Kergoat, Maria R. V. Carvalho, entre outros. Como ferramenta metodológica foi proposto referenciais da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, por meio da utilização de questionário estruturado. Dessa forma, foi possível fazer o levantamento do perfil docente dos trabalhadores da educação municipal de Matinhos e a identificação da tripla jornada vivida pelas profissionais com consequências à saúde física, mental e emocional.