dc.contributor.advisor | Alencastro, Lucia Helena, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Caroline Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T16:06:44Z | |
dc.date.available | 2023-05-29T16:06:44Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82920 | |
dc.description | Orientadora: Lucia Helena Alencastro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo tem como tema a vivência da tripla jornada (ambiente doméstico, mercado de trabalho e mundo acadêmico) das docentes da educação básica do município de Matinhos. O objetivo geral é compreender como as professoras se veem dentro das configurações da tripla jornada a fim de delimitar os principais conflitos/tensões presentes nas diferentes atuações. Além disso, os objetivos específicos são contextualizar os pressupostos teóricos da divisão sexual do trabalho contemplando os aspectos sociais e culturais, bem como compreender como ocorreu a entrada das mulheres no mercado de trabalho no capitalismo e a realidade brasileira. Para mais, conhecer o processo de escolarização das mulheres no Brasil e seus reflexos até os dias atuais e apresentar dados gerais da escolarização brasileira fazendo a comparação de gêneros. Por fim, conhecer o perfil das docentes do município de Matinhos e identificar os conflitos e tensões causados pela tripla jornada nas mulheres professoras. Para isso, alguns dos principais referenciais utilizados foram os de autoras como Silvia Federici, Hirata e Kergoat, Maria R. V. Carvalho, entre outros. Como ferramenta metodológica foi proposto referenciais da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, por meio da utilização de questionário estruturado. Dessa forma, foi possível fazer o levantamento do perfil docente dos trabalhadores da educação municipal de Matinhos e a identificação da tripla jornada vivida pelas profissionais com consequências à saúde física, mental e emocional. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Horário de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.title | A tripla jornada das professoras do ensino fundamental I do município de Matinhos | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |