Cartas-performances para um corpo-sem-órgãos : três experimentos em arte educação
Resumo
Resumo: Este estudo de doutoramento, composto por múltiplas conectividades foi talhado na Linha de Pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Aqui, as conexões rizomátcas entre Filosofia da Diferença, Arte e Educação criam redes em um mapa de forças cartografadas nas linhas experimentais. Do plano filosófico, traz a perspectiva deleuziana-guatarriana, especialmente os conceitos de Rizoma, Cartografia e Corpo-sem-Órgãos (DELEUZE; GUATTARI, 1995, 1992), e a perspectiva de seus intérpretes (CUNHA, 2019, 2022; ROLNIK, 2018; PASSOS; KASTRUP, 2013) para entrecruzar as linhas da Performance Arte e a Educação (COHEM, 2013; SCHECHNER, 2006, 2010). Esta pesquisa reúne elementos conceituais com práticas da Performance Arte intituladas "cartas-performances", instituindo entre ambos um campo indisciplinado. Nesse horizonte, conceitos atualizam a compreensão do corpo como estética do sentido, investindo em percebê-lo atravessado por forças e potências, contornado por caminhos que envolvem uma dinâmica de afecções. A escrita de uma carta ao corpo evocou um dispositivo híbrido de geração dos dados que opera inventividades, criações e provocações no ato de os corpos escrevem para si. Este dispositivo problematiza: como a escrita de cartas-performances ao corpo pode mobilizar a produção de um corpo intenso e intensivo? É possível criar práticas para a mobilização de um Corpo-sem-Órgãos através da escrita e da expressão performática de cartas ao corpo? Disposto a criar uma tese-corpo- rizoma, trago conexões entre corpos, escrita, conceitos e imagens, na composição de zonas de turbulência imagética, tendo por objetivo contribuir para a composição dos percursos e produção de alianças entre Arte Educação. Apoiado por uma abordagem metodológica cartográfica e uma pesquisa-rizoma, organizo uma sequência de cinco percursos, dois teóricos e três teórico-práticos, que se referem a momentos experimentais nos quais fiz uso das cartas-performances. O primeiro percurso traz o rizoma e seus princípios e aponta o mapa da tese; o segundo, o conceito de Corpo-sem-Órgãos; o terceiro a discussão dos três momentos de experimentos; o quarto, os fundamentos da Performance Arte; o quinto os recortes extraídos das cartas-performances. O professor-performer opera como uma atitude conceitual metamorfoseada pelo pensamento criador: ele impulsiona os percursos. Como linhas [in]conclusas, para outras velocidades, temos o apontamento das palavras-guia e práticas para um Corpo-sem-Órgãos potente para o campo da Arte Educação. Abstract: The present Doctoral study composed of multiple connectivities was tailored to the research line of Language, Body and Aesthetic in the Postgraduate educational program of the Federal University of Paraná - UFPR. Here, the rhizomatic connections between the Philosophy of Difference and Arts and Education build a network of charted power on experimental lines. At the philosophical level, the perspective of Deleuze and Guattari are discussed, more specifically the concepts of Rhizome, Cartography, and Body Without Organs, also known as Corps Sans Organes (DELEUZE, GUATTARI, 1995, 1992), and the perspective of their interpreters (CUNHA, 2019, 2022; ROLNIK, 2018; PASSOS; KASTRUP, 2013) to intertwine the lines of Performative Art and Education (COHEM, 2013; SCHECHNER, 2006, 2010). The present research gathers conceptual elements of the Performative Art practices named Performative Letters, establishing an undisciplined field amongst both. With this in mind, concepts amend the comprehension of the body as a sensorial aesthetic, investing in realizing these concepts, with influences of different capacities, crossing ways that involve a dynamic of affections. The writing of a letter to the body evoked a hybrid appliance of generation of data that operates on inventiveness, creations, and provocation on the act of bodies writing for themselves. The appliance discusses: how does the writing of the Performative Letters to the body can mobilize the production of a body so intense and intensive? Is it possible to create practices for the mobilization of a Body Without Organs through the writing and the performative expression of the letters to the body? Willing to create a thesis-body-rhizome, in the present article I bring connections amongst the body, the writing, the concepts, and the imagery on the composition of fields of imagetic turbulence, having as an objective contribute to the composition of production of allegiance between Arts and Education. Supported by a cartographic and methodological approach and rhizome research, I have organized a sequence of five paths, two of them theoretical and three practical-theoretical, all of which refer to experimental moments in which I used the Performative Letters. The first path brings the concept of Rhizome alongside its principles, and also points to the map of the whole thesis; The second path brings the concept of the Body Without Organs (Corp Sans Organes); The third brings the discussion of the three moments of the experiment; The fourth brings the foundation of the Performative Art; The fifth path brings the segments extracted from the Performative Letters. The Professor-Performer operates with a conceptual approach that is transformed by the boost of paths, which is called the creator's thinking. As (in)conclusive lines, for different velocities, we have the pointing of the guide words and of the practices for a potent Body Without Organs to the field of Art Education.
Collections
- Teses [375]