dc.contributor.advisor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Ramos, Miriana Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:16:21Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:16:21Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82539 | |
dc.description | Orientador: Profa: Luciana Ribeiro Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 56-57 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo geral abordar o trabalho com ortografia no ciclo de alfabetização e como característica uma abordagem sistematizada, a fim de refletir sobre esse ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de responder as inquietudes e os objetivos específicos, que são: apontar as diferentes formas de se trabalhar com ortografia no ciclo de alfabetização; importância do trabalho com ortografia no ciclo de alfabetização; a importância do planejamento didático metodológico das especificidades da ortografia e, por fim, apresentar formas de trabalhar com a ortografia de palavras regulares e irregulares. Assim, a análise de autores como Morais (2005, 2011, 2015), Lemle (2009), Nunes e Bryant (2014), ajudaram a responder as indagações, a encontrar formas de refletir sobre a ortografia, e a organizar uma maneira de desenvolver este aprendizado, a partir de suas especificidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ortografia e silabação | pt_BR |
dc.title | Como trabalhar ortografia no ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |