Mostrar registro simples

dc.contributorCerqueira, Yessa Renatapt_BR
dc.contributor.advisorLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRosa, Marta Lucimar dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:28:17Z
dc.date.available2024-08-08T18:28:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82538
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 40-46pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é um estudo sobre a Educação Infantil objetivando verificar a qualidade das interações entre professores e crianças especialmente quanto à inclusão na Educação Infantil. Pautado nos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de 2009, bem como em observações realizadas em uma turma de maternal II de um CMEI da rede municipal de Curitiba/PR, analisa-se o papel do professor como mediador no processo de interação e inclusão. Decorrente dessa análise, considera- se que os professores contemplam grande parte do que é proposto nos indicadores, visto que promovem a inclusão da criança com necessidade especial ao possibilitarem momentos de interação entre ela e as crianças de mesma ou diferente faixa etária. Constatou-se assim a relevância do papel do educador como mediador nesses processos de incluir e interagir.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleInclusão e os processos interativos na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples