Mostrar registro simples

dc.contributorAnhaia, Sabrina Giselle dept_BR
dc.contributor.advisorLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAndriolli, Marcelo Augustopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:10:05Z
dc.date.available2024-08-08T17:10:05Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82536
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 26-30pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse é um estudo sobre recursos didáticos e pedagógicos utilizados no processo de avaliação de alunos com deficiência física neuromotora que frequentam uma instituição de educação básica na modalidade de educação especial da rede estadual do Paraná. Para esse estudo, optou-se pela utilização da metodologia de pesquisa do estudo de caso. O trabalho parte do histórico da educação especial no Brasil, e no estado do Paraná, trazendo na sequencia a definição de deficiência física neuromotora, que apresenta a peculiaridade de ser difícil encontrar uma classificação capaz de incluir todos os distúrbios que podem ser apresentados. Para conhecimento da realidade em sala de aula, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze professoras, contendo oito questões, que abordaram a prática de cada professora em sala, as estratégias e metodologias por elas utilizadas, as adaptações necessárias para a realização do trabalho. O estudo possibilitou maior conhecimento sobre o tema e sobre a realidade da sala de aula. Além de conhecer os recursos que as professoras utilizam, as adaptações que elas mesmas realizam em sala de aula, foi também bastante mencionado durante as entrevistas, a importância da afetividade nesse trabalho, a necessidade de conhecer seu aluno, saber suas potencialidades e limites, e a necessidade de trazer para a sala de aula um trabalho que faça diferença na realidade de cada um.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação do aluno com deficiência física neuromotora : um estudo dos recursos didáticos e pedagógicospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples