Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRangel, Jodinei Antunespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:56:22Z
dc.date.available2024-08-08T18:56:22Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82506
dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Guilherme Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 45-47pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a possível relação entre os desenvolvimentos musical e da fala do bebê. Para sustentar teoricamente a discussão, foi feito um levantamento bibliográfico que inclui livros, artigos, teses e dissertações, a fim de selecionar autores que pudessem contribuir na problematização do tema. Com o objetivo de ampliar a análise em torno do tema, foi usada uma análise de experiência de campo tendo como fundamento metodológico a observação participante. Temas como vocalização, audição e exploração de objetos sonoros são considerados indissociáveis na educação musical, uma vez que a música é vivenciada pelo bebê através da exploração e classificação auditiva de sons, que serão produzidos e/ou reproduzidos pelo seu trato vocal e pela exploração de objetos sonoros. A partir das discussões sobre o tema, são apresentados argumentos que fundamentam a importância da educação musical na primeira infância, e são apresentadas sugestões para a educação musical de bebês, defendendo a ideia de que a educação musical é dada fundamentalmente com a participação de pais, professor regente e especialista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present research aims to conduct a study on the relationship between music and babies’ spoken language development. The theoretical background includes books, articles, theses and dissertations, in order to select authors who could contribute to the subject. To widen the study analysis, participant observation was used as methodological approach. Themes such as vocalization, hearing and musical objects are considered inseparable from musical education as babies explore and classify sounds, which will be produced and/or reproduced by their vocal tracts and by exploring musical objects. In this study, discussions about the main theme lead to several points and topics which support the importance of musical education in early childhood, and some suggestions are made for babies’ musical education, advocating how important the participation of parents,teachers and an expert teacher is for musical education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica e criançaspt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.titleMúsica na primeira infância : relações entre os desenvolvimentos musical e da falapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples