• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Música na primeira infância : relações entre os desenvolvimentos musical e da fala

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JODINEI ANTUNES RANGEL.pdf (558.1Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Rangel, Jodinei Antunes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a possível relação entre os desenvolvimentos musical e da fala do bebê. Para sustentar teoricamente a discussão, foi feito um levantamento bibliográfico que inclui livros, artigos, teses e dissertações, a fim de selecionar autores que pudessem contribuir na problematização do tema. Com o objetivo de ampliar a análise em torno do tema, foi usada uma análise de experiência de campo tendo como fundamento metodológico a observação participante. Temas como vocalização, audição e exploração de objetos sonoros são considerados indissociáveis na educação musical, uma vez que a música é vivenciada pelo bebê através da exploração e classificação auditiva de sons, que serão produzidos e/ou reproduzidos pelo seu trato vocal e pela exploração de objetos sonoros. A partir das discussões sobre o tema, são apresentados argumentos que fundamentam a importância da educação musical na primeira infância, e são apresentadas sugestões para a educação musical de bebês, defendendo a ideia de que a educação musical é dada fundamentalmente com a participação de pais, professor regente e especialista.
     
    Abstract : The present research aims to conduct a study on the relationship between music and babies’ spoken language development. The theoretical background includes books, articles, theses and dissertations, in order to select authors who could contribute to the subject. To widen the study analysis, participant observation was used as methodological approach. Themes such as vocalization, hearing and musical objects are considered inseparable from musical education as babies explore and classify sounds, which will be produced and/or reproduced by their vocal tracts and by exploring musical objects. In this study, discussions about the main theme lead to several points and topics which support the importance of musical education in early childhood, and some suggestions are made for babies’ musical education, advocating how important the participation of parents,teachers and an expert teacher is for musical education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82506
    Collections
    • Pedagogia [617]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV