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dc.contributor.advisorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRomanelli, Heloise Treinpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:27:24Z
dc.date.available2024-08-08T18:27:24Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82501
dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Helga Loos-Sant’Ana.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 59-63pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem como objetivo buscar subsídios teóricos e empíricos para melhor compreender a importância de integrar a afetividade no ambiente escolar e identificar alguns dos desafios que os professores enfrentam para a superação de conflitos, sob uma perspectiva interacionista. Participaram da pesquisa de campo seis professoras do turno da tarde e dez alunos da 5o série do Ensino Fundamental I, na faixa etária dos nove aos onze anos que frequentam o turno integral em uma escola pública do município de Curitiba/PR. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: uma entrevista com os alunos e um questionário com as professoras. Com a análise das informações registradas pode-se perceber uma visão bastante empobrecida da afetividade nas relações professor/aluno e aluno/aluno, bem como um ambiente com muitas turbulências e agressividade. Atribui-se esse cenário à pouca valorização do campo afetivo no ato educativo, no qual são priorizados os aspectos cognitivos, sendo que o professor assume o papel de transmissor de conhecimentos e o aluno de um mero receptor. Ocorre que quando a escola não contribui para a construção do desenvolvimento integralizado do aluno – incluindo aspectos morais e afetivos, como a busca de relações pautadas na confiança e em valores como o respeito mútuo, a solidariedade, a dignidade e o diálogo, entre outros–, torna-se inviável estabelecer um ambiente em que predominem relações harmoniosas entre os sujeitos, o que, consequentemente, dificulta as situações de aprendizagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConflito - Administraçãopt_BR
dc.subjectRelacionamento interpessoalpt_BR
dc.titleA importância de integrar a afetividade no ambiente escolar : desafios para a superação de conflitos sob uma perspectiva interacionistapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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