dc.contributor.advisor | Loos-Sant'Ana, Helga, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Romanelli, Heloise Trein | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:27:24Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:27:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82501 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dra. Helga Loos-Sant’Ana. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 59-63 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo buscar subsídios teóricos e empíricos para melhor compreender a importância de integrar a afetividade no ambiente escolar e identificar alguns dos desafios que os professores enfrentam para a superação de conflitos, sob uma perspectiva interacionista. Participaram da pesquisa de campo seis professoras do turno da tarde e dez alunos da 5o série do Ensino Fundamental I, na faixa etária dos nove aos onze anos que frequentam o turno integral em uma escola pública do município de Curitiba/PR. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: uma entrevista com os alunos e um questionário com as professoras. Com a análise das informações registradas pode-se perceber uma visão bastante empobrecida da afetividade nas relações professor/aluno e aluno/aluno, bem como um ambiente com muitas turbulências e agressividade. Atribui-se esse cenário à pouca valorização do campo afetivo no ato educativo, no qual são priorizados os aspectos cognitivos, sendo que o professor assume o papel de transmissor de conhecimentos e o aluno de um mero receptor. Ocorre que quando a escola não contribui para a construção do desenvolvimento integralizado do aluno – incluindo aspectos morais e afetivos, como a busca de relações pautadas na confiança e em valores como o respeito mútuo, a solidariedade, a dignidade e o diálogo, entre outros–, torna-se inviável estabelecer um ambiente em que predominem relações harmoniosas entre os sujeitos, o que, consequentemente, dificulta as situações de aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conflito - Administração | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento interpessoal | pt_BR |
dc.title | A importância de integrar a afetividade no ambiente escolar : desafios para a superação de conflitos sob uma perspectiva interacionista | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |