A importância de integrar a afetividade no ambiente escolar : desafios para a superação de conflitos sob uma perspectiva interacionista
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo buscar subsídios teóricos e empíricos para melhor compreender a importância de integrar a afetividade no ambiente escolar e identificar alguns dos desafios que os professores enfrentam para a superação de conflitos, sob uma perspectiva interacionista. Participaram da pesquisa de campo seis professoras do turno da tarde e dez alunos da 5o série do Ensino Fundamental I, na faixa etária dos nove aos onze anos que frequentam o turno integral em uma escola pública do município de Curitiba/PR. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: uma entrevista com os alunos e um questionário com as professoras. Com a análise das informações registradas pode-se perceber uma visão bastante empobrecida da afetividade nas relações professor/aluno e aluno/aluno, bem como um ambiente com muitas turbulências e agressividade. Atribui-se esse cenário à pouca valorização do campo afetivo no ato educativo, no qual são priorizados os aspectos cognitivos, sendo que o professor assume o papel de transmissor de conhecimentos e o aluno de um mero receptor. Ocorre que quando a escola não contribui para a construção do desenvolvimento integralizado do aluno – incluindo aspectos morais e afetivos, como a busca de relações pautadas na confiança e em valores como o respeito mútuo, a solidariedade, a dignidade e o diálogo, entre outros–, torna-se inviável estabelecer um ambiente em que predominem relações harmoniosas entre os sujeitos, o que, consequentemente, dificulta as situações de aprendizagem
Collections
- Pedagogia [619]