• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância de integrar a afetividade no ambiente escolar : desafios para a superação de conflitos sob uma perspectiva interacionista

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    HELOISE TREIN ROMANELLI.pdf (1.149Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Romanelli, Heloise Trein
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo buscar subsídios teóricos e empíricos para melhor compreender a importância de integrar a afetividade no ambiente escolar e identificar alguns dos desafios que os professores enfrentam para a superação de conflitos, sob uma perspectiva interacionista. Participaram da pesquisa de campo seis professoras do turno da tarde e dez alunos da 5o série do Ensino Fundamental I, na faixa etária dos nove aos onze anos que frequentam o turno integral em uma escola pública do município de Curitiba/PR. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: uma entrevista com os alunos e um questionário com as professoras. Com a análise das informações registradas pode-se perceber uma visão bastante empobrecida da afetividade nas relações professor/aluno e aluno/aluno, bem como um ambiente com muitas turbulências e agressividade. Atribui-se esse cenário à pouca valorização do campo afetivo no ato educativo, no qual são priorizados os aspectos cognitivos, sendo que o professor assume o papel de transmissor de conhecimentos e o aluno de um mero receptor. Ocorre que quando a escola não contribui para a construção do desenvolvimento integralizado do aluno – incluindo aspectos morais e afetivos, como a busca de relações pautadas na confiança e em valores como o respeito mútuo, a solidariedade, a dignidade e o diálogo, entre outros–, torna-se inviável estabelecer um ambiente em que predominem relações harmoniosas entre os sujeitos, o que, consequentemente, dificulta as situações de aprendizagem
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82501
    Collections
    • Pedagogia [619]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV