Mostrar registro simples

dc.contributorAraújo, Marcelle Luiza Alves dept_BR
dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Francine dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:11:48Z
dc.date.available2024-08-08T18:11:48Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82497
dc.descriptionOrientador: Professor Guilherme Gabriel Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 36-38pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia tem como propósito, discutir e provocar reflexões sobre a prática do ensino de música na educação infantil a partir das observações realizadas em uma escola particular de Curitiba, dando ênfase às experiências de exploração do universo sonoro por crianças que frequentam a Educação Infantil. A fundamentação teórica tem por base textos de Almeida (2001), Brito (2003), Fonterrada (2008), Hummes (2004), Romanelli (2013), entre outros. Sob a luz da teoria e os relatos das práticas, analisa-se como a exploração do universo sonoro na educação infantil pode interferir diretamente na aprendizagem das crianças e os cuidados à serem tomados nesta modalidade de ensino, não apenas para os momentos de música segundo a concepção essencialista, mas para a concepção contextualiza também.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research aims to discuss and reflect on the practice of music education in early childhood education, from the observations carried out in a private school in Curitiba, based on texts by Almeida (2001), Brito (2003), Fonterrada (2008), Hummes (2004),Romanelli (2013), among others. According to the theoretical background and the reports of practices, it was analyzed how the exploration of different sounds ambiences in early childhood education can directly interfere in children's learning and care to be taken in this mode of education, not just within the essentialist conception of music in education, but also as the contextual one.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.titleA exploração do universo sonoro no ambiente da educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples