dc.contributor | Araújo, Marcelle Luiza Alves de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Silva, Francine dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:11:48Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:11:48Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82497 | |
dc.description | Orientador: Professor Guilherme Gabriel Romanelli | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 36-38 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta monografia tem como propósito, discutir e provocar reflexões sobre a prática do ensino de música na educação infantil a partir das observações realizadas em uma escola particular de Curitiba, dando ênfase às experiências de exploração do universo sonoro por crianças que frequentam a Educação Infantil. A fundamentação teórica tem por base textos de Almeida (2001), Brito (2003), Fonterrada (2008), Hummes (2004), Romanelli (2013), entre outros. Sob a luz da teoria e os relatos das práticas, analisa-se como a exploração do universo sonoro na educação infantil pode interferir diretamente na aprendizagem das crianças e os cuidados à serem tomados nesta modalidade de ensino, não apenas para os momentos de música segundo a concepção essencialista, mas para a concepção contextualiza também. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research aims to discuss and reflect on the practice of music education in early childhood education, from the observations carried out in a private school in Curitiba, based on texts by Almeida (2001), Brito (2003), Fonterrada (2008), Hummes (2004),Romanelli (2013), among others. According to the theoretical background and the reports of practices, it was analyzed how the exploration of different sounds ambiences in early childhood education can directly interfere in children's learning and care to be taken in this mode of education, not just within the essentialist conception of music in education, but also as the contextual one. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | A exploração do universo sonoro no ambiente da educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |