• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A exploração do universo sonoro no ambiente da educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    FRANCINE DOS SANTOS SILVA.pdf (405.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Francine dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta monografia tem como propósito, discutir e provocar reflexões sobre a prática do ensino de música na educação infantil a partir das observações realizadas em uma escola particular de Curitiba, dando ênfase às experiências de exploração do universo sonoro por crianças que frequentam a Educação Infantil. A fundamentação teórica tem por base textos de Almeida (2001), Brito (2003), Fonterrada (2008), Hummes (2004), Romanelli (2013), entre outros. Sob a luz da teoria e os relatos das práticas, analisa-se como a exploração do universo sonoro na educação infantil pode interferir diretamente na aprendizagem das crianças e os cuidados à serem tomados nesta modalidade de ensino, não apenas para os momentos de música segundo a concepção essencialista, mas para a concepção contextualiza também.
     
    Abstract : This research aims to discuss and reflect on the practice of music education in early childhood education, from the observations carried out in a private school in Curitiba, based on texts by Almeida (2001), Brito (2003), Fonterrada (2008), Hummes (2004),Romanelli (2013), among others. According to the theoretical background and the reports of practices, it was analyzed how the exploration of different sounds ambiences in early childhood education can directly interfere in children's learning and care to be taken in this mode of education, not just within the essentialist conception of music in education, but also as the contextual one.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82497
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV