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dc.contributor.advisorBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorDreves, Aleta Terezapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T20:02:32Z
dc.date.available2023-06-30T20:02:32Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82485
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/12/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como tema o uso das tecnologias na docência da Universidade Federal do Acre, durante a pandemia de covid-19. Esse tema emergiu das experiências profissionais somadas a da preocupação dos docentes para efetuar o ensino durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. O ERE, foi adotado por diversas instituições públicas e particulares tendo inclusive variações nominais, visando sanar uma necessidade de continuidade da formação profissional durante o isolamento social. O problema de pesquisa foi então elaborado: Quais as necessidades formativas dos docentes da Universidade Federal do Acre? Para responder a essa pergunta propôs-se como objetivo geral mapear e realizar um estudo sobre as necessidades formativas dos docentes para a utilização das tecnologias digitais, estruturando caminhos de formação continuada pós-pandemia, identificadas na consulta realizada pela Universidade Federal do Acre a partir do Relatório Técnico da Pró-Reitoria de Graduação, apresentado no Plano de Contingência Ufac em Tempos de Covid-19. Para essa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva, foram utilizados como instrumento de coleta de dados os resultados do questionário on-line aplicados pela própria universidade. Os participantes foram os professores do quadro de docentes da Ufac. Para analisar os dados foi desenvolvida análise interpretativa descritiva de abordagem qualitativa. A pesquisa está dívida em cinco seções. O início da jornada o qual apresentamos um breve histórico, problemática de pesquisa, objetivos e metodologia. Na segunda seção discorremos sobre o uso de tecnologias na educação superior utilizando como referencial teórico Kenski (2013), Castells (2002), Brito e Purificação (2008), Ferreira e Pryjma (2020), Brito e Ferreira (2020), Moran (2013 e 2015), Masetto (2015) e Gomes (2018). A terceira seção trata de um breve histórico do estado do Acre e da Universidade Federal do Acre, utilizando o referencial teórico Souza (2009), Pinheiro (2013) e Ufac (2020). Na quarta seção efetuamos a análise das respostas do instrumento aplicado pelo Comitê Covid Ufac e um a apontamento sobre a construção de uma formação permanente aos docentes sobre o uso das tecnologias. Na conclusão constante na quinta seção desse trabalho temos como resultados que existem as necessidades formativas dos docentes da Universidade Federal do Acre - Ufac, para a adoção das tecnologias digitais. Destacam-se o treinamento em plataformas e ferramentas digitais, a orientação em metodologias de ensino on-line, o suporte técnico, o acesso a recursos de aprendizagem, a capacitação para avaliação on-line e a capacitação pedagógica para o planejamento das disciplinas nos ambientes virtuais e na utilização dos recursos tecnológicos. A pesquisa indica que a maioria dos docentes da Ufac não se sentem preparados para o ensino virtual e é necessário oferecer capacitação técnica e pedagógica para que possam lidar com as novas demandas impostas pelas tecnologias digitais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research focuses on the use of technologies in teaching at the Federal University of Acre during the COVID-19 pandemic. This theme emerged from professional experiences combined with the concern of teachers to carry out teaching during the Emergency Remote Teaching - ERE. ERE was adopted by various public and private institutions, including nominal variations, in order to meet the need for continued professional development during social isolation. The research problem was then elaborated: What are the formative needs of teachers at the Federal University of Acre? To answer this question, the general objective was proposed to map and conduct a study on the formative needs of teachers for the use of digital technologies, structuring paths of continuing education post-pandemic, identified in the consultation conducted by the Federal University of Acre from the Technical Report of the Pro- Rectorate of Graduation presented in the UFAC Contingency Plan in Times of COVID- 19. For this exploratory-descriptive qualitative research, the results of the online questionnaire applied by the university itself were used as the data collection instrument. The participants were teachers from the faculty of UFAC. To analyze the data, a descriptive interpretive analysis of a qualitative approach was developed. The research is divided into five sections. The beginning of the journey presents a brief history, research problem, objectives, and methodology. In the second section, we discuss the use of technologies in higher education using as theoretical references Kenski (2013), Castells (2002), Brito and Purificação (2008), Ferreira and Pryjma (2020), Brito and Ferreira (2020), Moran (2013 and 2015), Masetto (2015) and Gomes (2018). The third section deals with a brief history of the state of Acre and the Federal University of Acre, using the theoretical reference Souza (2009), Pinheiro (2013), and UFAC (2020). In the fourth section, we analyze the responses of the instrument applied by the Covid Committee UFAC and make a note about the construction of permanent training for teachers on the use of technologies. In the conclusion of this work, we have as results the formative needs of teachers at the Federal University of Acre (UFAC) for the adoption of digital technologies. They include training in digital platforms and tools, guidance on online teaching methodologies, technical support, access to learning resources, training for online evaluation, and pedagogical training for planning disciplines in virtual environments and the use of technological resources. The research indicates that most UFAC teachers do not feel prepared for virtual teaching and that technical and pedagogical training is necessary to enable them to deal with the new demands imposed by digital technologies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacional - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Acrept_BR
dc.titleO uso das tecnologias na docência na Universidade Federal do Acre em tempos de pandemia : um re(pensar) da formação docentept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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