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dc.contributor.advisorSchwarz, Elizabeth de Araujo, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorLyznik Junior, Eugeniopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-08T14:49:56Z
dc.date.available2023-05-08T14:49:56Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82405
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Elizabeth de Araujo Schwarzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 05/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 49-55pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Despertar entusiasmo pela Botânica depende de metodologias que tragam significado para o aprendizado. Possibilitar à comunidade escolar o acesso às informações botânicas das plantas arbóreas e arbustivas encontradas no espaço escolar deve estimular o interesse pelo estudo das plantas. Neste contexto o trabalho foi desenvolvido na área do terreno em que se situa o Colégio Estadual do Paraná, respeitando as Diretrizes Curriculares de Biologia para o Estado do Paraná. A metodologia compreendeu a coleta de exemplares férteis quando possível, os que não foram vistos com estrutura reprodutiva ao longo do cronograma proposto, devido ao período de restrição de acesso em razão da pandemia, continuarão sendo coletados de acordo com a sua fenologia. Todas as coletas foram realizadas dentro da área previamente definida nesta proposta. Procedeu-se à coleta e preparação de exsicatas que comporão inicialmente o herbário do colégio, permanecendo o material disponível para consultas no laboratório. O uso da ferramenta digital QR Code e o conceito de Mobile Learning visaram compartilhar informações de cada uma das plantas previamente classificadas, determinadas ou identificadas, direcionando o leitor para páginas onde se encontram informações das espécies. Para organizar o conhecimento da vegetação no ambiente escolar, pelas(os) estudantes do ensino médio que são o público-alvo principal, definiu-se uma trilha educativa onde foi possível demarcar 32 espécimes. Foi proposta uma sequência didática para aplicação antes e depois das aulas destinadas ao assunto curricular. Como resultado, espera-se com este trabalho obter a contextualização entre os conhecimentos prévios das(os) estudantes e esta área do conhecimento biológico, a Botânica, de forma significativa. A percepção e o reconhecimento das plantas como elementos essenciais da biodiversidade e a consequente apreensão dos conteúdos de forma aprazível, possa consolidar os conceitos científicos ali subjacentes. Pretende-se também poder estender a proposta aos demais membros da comunidade escolar de forma interativa, assim como possa ser estendida para a comunidade externa ao colégio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Awakening enthusiasm for Botany depends on methodologies that bring meaning to learning. Providing the school community with access to botanical information on tree and shrub plants found in the school space should stimulate interest in the study of plants. In this context, the work was developed in the area of the land where the Colégio Estadual do Paraná is located, respecting the Curriculum Guidelines of Biology for the State of Paraná. The methodology included the collection of fertile specimens when possible, those that were not seen with reproductive structure throughout the proposed schedule, due to the period of restricted access due to the pandemic, will continue to be collected according to their phenology. All collections were carried out within the area previously defined in this proposal. We proceeded to the collection and preparation of exsiccates that will initially compose the herbarium of the secondary school, with the material remaining available for consultations in the laboratory. The use of the digital tool QR Code and the concept of Mobile Learning aimed to share information on each of the plants previously classified, determined or identified, directing the reader to pages where information on the species can be found. To organize the knowledge of vegetation in the school environment, by high school students who are the main target audience, an educational trail was defined where it was possible to demarcate 32 specimens. A didactic sequence was proposed for application before and after classes for the curricular subject. As a result, it is expected with this work to obtain the contextualization between the students' previous knowledge and this area of biological knowledge, Botany, in a significant way. The perception and recognition of plants as essential elements of biodiversity and the consequent apprehension of the contents in a pleasant way, can consolidate the underlying scientific concepts. It is also intended to be able to extend the proposal to other members of the school community in an interactive way, as well as to the community outside the school.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBiologia Geralpt_BR
dc.titleEnsino de botânica : novas formas de ver as plantaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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