Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrizolla, Franceli, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorRibas, Karin Julianapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T15:51:50Z
dc.date.available2023-04-27T15:51:50Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82273
dc.descriptionOrientador: Franceli Brizollapt_BR
dc.descriptionUniversidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Pós-graduação: A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo faz uma revisão bibliográfica sobre o tema da participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais. A educação especial necessita, com urgência, de melhoramentos que possibilitem recuperar a credibilidade do trabalho pedagógico, solucionar problemas crônicos de evasão, ampliar a participação da comunidade, envolver de forma mais significativa, pais, professores e funcionários e recuperar a sua imagem positiva perante a sociedade. E isso pode ser feito através da integração família - escola. Assim, este estudo busca subsídios para entender esse processo, uma vez que a família é um dos principais fatores de motivação dos alunos. Para tanto, optou-se por realizar um breve estudo sobre a educação especial no Brasil, abordando a questão das instituições especializadas de cunho eminentemente terapêutico, uma vez que esta modalidade educacional está se chocando com as propostas de uma escola para todos, aberta às diferenças e, em conseqüência, inclusiva. O referencial teórico enfoca o ponto de vista dos documentos legais, dos planos e políticas educacionais, e de estudiosos do tema, apresentando alguns indicadores pelos quais avalia-se os benefícios da participação da família do desenvolvimento social e educacional da pessoa com necessidades especiais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectEducação especial - Brasilpt_BR
dc.titleA participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiaispt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples