• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-KARIN-JULIANA-RIBAS.pdf (365.5Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Ribas, Karin Juliana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este artigo faz uma revisão bibliográfica sobre o tema da participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais. A educação especial necessita, com urgência, de melhoramentos que possibilitem recuperar a credibilidade do trabalho pedagógico, solucionar problemas crônicos de evasão, ampliar a participação da comunidade, envolver de forma mais significativa, pais, professores e funcionários e recuperar a sua imagem positiva perante a sociedade. E isso pode ser feito através da integração família - escola. Assim, este estudo busca subsídios para entender esse processo, uma vez que a família é um dos principais fatores de motivação dos alunos. Para tanto, optou-se por realizar um breve estudo sobre a educação especial no Brasil, abordando a questão das instituições especializadas de cunho eminentemente terapêutico, uma vez que esta modalidade educacional está se chocando com as propostas de uma escola para todos, aberta às diferenças e, em conseqüência, inclusiva. O referencial teórico enfoca o ponto de vista dos documentos legais, dos planos e políticas educacionais, e de estudiosos do tema, apresentando alguns indicadores pelos quais avalia-se os benefícios da participação da família do desenvolvimento social e educacional da pessoa com necessidades especiais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82273
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV