dc.description.abstract | Resumo: A educação está em constante transformação em redes de aprendizagem. Com base no aporte teórico da educação emancipadora e libertadora de Paulo Freire, Celso Vasconcelos, Antônio Brandão e bell hooks, da inovação na educação de José Pacheco e Helena Singer, do pensamento complexo de Edgar Morin, da proposta de educação do saber cuidar de Leonardo Boff e Rubem Alves, dentre vários outros, objetivou-se representar a trajetória pessoal dentro das alternativas para uma nova educação. Para tanto, buscou-se analisar os momentos, as ideias sobre educação e as relações de envolvimento de diferentes sujeitos dentro dessa trajetória, relacionando-os às bases teóricas importantes para essa construção formativa. Para isso, foi usada a metodologia da narrativa autobiográfica e entrevistas estruturadas para a construção de poemas em prosa que representassem as trocas dialógicas da rede de formação, seguindo metaforicamente o ciclo do algodão até a constituição de uma rede de balanço. Foram elaborados 22 poemas, começando pela semeadura, com a visão materna até o momento atual do balanço, com a avaliação e sonhos. Dessa forma, a representação da trajetória pessoal possibilitou adentrar no processo formativo em uma transição de paradigma educacional, pautada no respeito, no cuidado, na esperança, no amor, na autonomia e na diversidade de saberes envolvidos no fazer-se educadora. | pt_BR |