Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStephan, Samyra de Lourdespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorPinto, Marcia Freirept_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T14:46:39Z
dc.date.available2023-04-24T14:46:39Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82163
dc.descriptionOrientadora: Samyra de Lourdes Stephanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação está em constante transformação em redes de aprendizagem. Com base no aporte teórico da educação emancipadora e libertadora de Paulo Freire, Celso Vasconcelos, Antônio Brandão e bell hooks, da inovação na educação de José Pacheco e Helena Singer, do pensamento complexo de Edgar Morin, da proposta de educação do saber cuidar de Leonardo Boff e Rubem Alves, dentre vários outros, objetivou-se representar a trajetória pessoal dentro das alternativas para uma nova educação. Para tanto, buscou-se analisar os momentos, as ideias sobre educação e as relações de envolvimento de diferentes sujeitos dentro dessa trajetória, relacionando-os às bases teóricas importantes para essa construção formativa. Para isso, foi usada a metodologia da narrativa autobiográfica e entrevistas estruturadas para a construção de poemas em prosa que representassem as trocas dialógicas da rede de formação, seguindo metaforicamente o ciclo do algodão até a constituição de uma rede de balanço. Foram elaborados 22 poemas, começando pela semeadura, com a visão materna até o momento atual do balanço, com a avaliação e sonhos. Dessa forma, a representação da trajetória pessoal possibilitou adentrar no processo formativo em uma transição de paradigma educacional, pautada no respeito, no cuidado, na esperança, no amor, na autonomia e na diversidade de saberes envolvidos no fazer-se educadora.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (63 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeorias educacionaispt_BR
dc.subjectEducação contemporaneapt_BR
dc.subjectAutobiografia - Educadorespt_BR
dc.subjectPoesia - Textospt_BR
dc.titleOs punhos da rede : construções alternativas para uma nova educaçãopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples