dc.contributor.advisor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Silva, Simone Gomes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T18:28:03Z | |
dc.date.available | 2023-04-10T18:28:03Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81961 | |
dc.description | Orientadora: Gabriela Schenato Bica | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A experiência apresentada teve como objetivo a mobilização de encontros intergeracionais fomentando a compreensão de que a escola é um ambiente formativo, mesmo para aquele/a que não está em idade escolar e, deste modo, construir relações de aprendizagem no "CoMtato" com sujeitos/as de outras gerações. A sustentabilidade e imbricamento com a natureza tornaram-se eixos norteadores das experiências. Foram realizadas atividades como: aula de campo no Parque Lago Azul, atividade de caminhada com as famílias no entorno da escola e participação na Festa Junina no Departamento de Educação Física com o Grupo Sem Fronteiras da UFPR e implementação de um projeto de contra turno na escola, denominado "Práticas corporais de aventura/natureza na escola: uma formação intergeracional". Todas as atividades, foram realizadas com crianças, adultos e idosos; e trouxeram experiências muito positivas para todos. Destaca-se o engajamento das crianças nas produções artísticas e textuais, especialmente após as vivências. Além das vivências foi possível envolver famílias em propostas educativas do cotidiano escolar. Este projeto tem transformado nossa docência e o ambiente escolar do qual fazemos parte, uma vez que há um movimento de contracultura no qual buscamos ocupar ambientes extraescolares e aproximar e/ou inserir a comunidade extraescolar para dentro dos muros da instituição educativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (32 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Ecoturismo | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Recreação | pt_BR |
dc.title | A Natureza como ELO no coMtato intergeracional : uma alternativa de educação para sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |