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dc.contributorSantos, Valéria Oliveira Laurentinopt_BR
dc.contributor.advisorLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMoreira, Dariane Aparecida Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:29:00Z
dc.date.available2024-08-08T18:29:00Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81930
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 43-47pt_BR
dc.description.abstractResumo : Referido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), este caracteriza- se por um amplo conjunto de características, sendo as principais delas interesses restritos e comportamentos repetitivos, alterações no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação. A fim de atender educacionalmente essas crianças, é necessário um olhar mais atento para promover um aprendizado de qualidade em todos os níveis de ensino. Essa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, configurada como estudo de caso, teve por objetivo explorar como ocorre o processo de inclusão de crianças com TEA na etapa de Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba/PR. Os participantes da pesquisa foram duas crianças com TEA do Maternal III e uma do Pré, a diretora, uma pedagoga e quatro professoras que trabalham em sala com as crianças com TEA. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado por nós, autoras do presente trabalho, e aplicados à diretora, pedagoga e professoras. O referido instrumento questionou aspectos relativos à abordagem sobre TEA na formação acadêmica, à visão das profissionais sobre o TEA e suas características, à interação da criança com TEA, às abordagens das políticas públicas referente à formação do professor nesta área de inclusão, à adaptação no currículo, às ações para acolhimento dos alunos com TEA e a rotina de trabalho com as crianças com TEA na sala de aula comum, onde estavam presentes os alunos participantes do estudo. Com o resultado, identificamos que, mesmo com a existência de leis que garantam acesso, permanência e qualidade de educação para crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino, adaptações ainda são necessárias. Dentre elas, a implementação de sala de apoio, bem como o profissional de apoio e melhor qualificação na formação de profissionais são as dificuldades mais predominantes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão na educação infantil : a criança com transtorno do espectro autista no ensino regular- possibilidades e limitespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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