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    A inclusão na educação infantil : a criança com transtorno do espectro autista no ensino regular- possibilidades e limites

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    DARIANE CRUZ MOREIRA.pdf (829.8Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Moreira, Dariane Aparecida Cruz
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Referido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), este caracteriza- se por um amplo conjunto de características, sendo as principais delas interesses restritos e comportamentos repetitivos, alterações no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação. A fim de atender educacionalmente essas crianças, é necessário um olhar mais atento para promover um aprendizado de qualidade em todos os níveis de ensino. Essa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, configurada como estudo de caso, teve por objetivo explorar como ocorre o processo de inclusão de crianças com TEA na etapa de Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba/PR. Os participantes da pesquisa foram duas crianças com TEA do Maternal III e uma do Pré, a diretora, uma pedagoga e quatro professoras que trabalham em sala com as crianças com TEA. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado por nós, autoras do presente trabalho, e aplicados à diretora, pedagoga e professoras. O referido instrumento questionou aspectos relativos à abordagem sobre TEA na formação acadêmica, à visão das profissionais sobre o TEA e suas características, à interação da criança com TEA, às abordagens das políticas públicas referente à formação do professor nesta área de inclusão, à adaptação no currículo, às ações para acolhimento dos alunos com TEA e a rotina de trabalho com as crianças com TEA na sala de aula comum, onde estavam presentes os alunos participantes do estudo. Com o resultado, identificamos que, mesmo com a existência de leis que garantam acesso, permanência e qualidade de educação para crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino, adaptações ainda são necessárias. Dentre elas, a implementação de sala de apoio, bem como o profissional de apoio e melhor qualificação na formação de profissionais são as dificuldades mais predominantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81930
    Collections
    • Pedagogia [616]

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