dc.contributor | Jordão, Giseli | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Mottin, Andrieli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:30:47Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:30:47Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81921 | |
dc.description | Orientador: Adriane Knoblauch | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Turismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 138-145 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, sobretudo, da sociologia da infância. Os dados foram coletados por meio de desenhos e discursos proferidos por docentes, assim como percebidos através da observação do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e organização do espaço destinado a crianças de 0 a 3 anos, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Colombo. Desta forma, através da pesquisa do tipo qualitativa, buscou-se apreender a concepção de criança e infância a partir das visões das professoras, assim como compreender por meio de seus discursos, e da observação de suas práticas pedagógicas, qual o tipo de criança idealizada por estes, assim como quais os comportamentos apresentados por estas que as fazem denominar uma determinada criança como ideal. Constatou-se, deste modo, que a forma como o professor compreende a criança e a infância pode influenciar a sua relação com a criança e interferir no desenvolvimento e condução de suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Assistência à maternidade e à infância | pt_BR |
dc.subject | Infância - História | pt_BR |
dc.title | Da criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |