Mostrar registro simples

dc.contributorJordão, Giselipt_BR
dc.contributor.advisorKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMottin, Andrielipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:30:47Z
dc.date.available2024-08-08T17:30:47Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81921
dc.descriptionOrientador: Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 138-145pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, sobretudo, da sociologia da infância. Os dados foram coletados por meio de desenhos e discursos proferidos por docentes, assim como percebidos através da observação do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e organização do espaço destinado a crianças de 0 a 3 anos, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Colombo. Desta forma, através da pesquisa do tipo qualitativa, buscou-se apreender a concepção de criança e infância a partir das visões das professoras, assim como compreender por meio de seus discursos, e da observação de suas práticas pedagógicas, qual o tipo de criança idealizada por estes, assim como quais os comportamentos apresentados por estas que as fazem denominar uma determinada criança como ideal. Constatou-se, deste modo, que a forma como o professor compreende a criança e a infância pode influenciar a sua relação com a criança e interferir no desenvolvimento e condução de suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCrianças - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAssistência à maternidade e à infânciapt_BR
dc.subjectInfância - Históriapt_BR
dc.titleDa criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples