Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArgüello, Katie Silene Cáceres, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorSilva, Patrícia Silveira dapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T14:05:50Z
dc.date.available2023-04-03T14:05:50Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81796
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Katie Silene Cáceres Arguellopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa : Curitiba, 03/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 99-107pt_BR
dc.description.abstractResumo: A minha dissertação foi direcionada para o controle social das adolescentes em conflito com a lei, sobretudo para compreender o funcionamento da medida socioeducativa de internação no Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa, o único no estado do Paraná destinado para o controle de adolescentes do sexo biológico feminino. Além de compreender as perspectivas das adolescentes sobre a medida de internação, objetivo denunciar as ausências, silenciamentos e violências desse sistema. O problema de pesquisa que guiou a minha dissertação consiste em identificar quais são as percepções das(os) adolescentes institucionalizadas(os) sobre a execução da medida socioeducativa de internação? Em termos metodológicos, eu utilizei três metodologias, a entrevista com roteiro semiestruturado para a coleta dos dados. A observação participante foi incorporada à minha pesquisa como uma postura ética e comportamental durante a realização das entrevistas. Para a análise dos dados eu utilizei a Teorização Fundamentada nos Dados, de caráter predominantemente indutivo, e os resultados obtidos com as entrevistas foram transcritos para o Software Weft QDA. Na parte teórica eu utilizei a exploração da literatura como metodologia. Embora a instituição escolhida tenha sido originalmente destinada apenas para adolescentes do sexo biológico feminino, considerando apenas aspectos binários para o exercício da sua funcionalidade, na prática, ao iniciar a pesquisa de campo dentro da unidade, eu encontrei dois adolescentes transgêneros. Por isso, o título do meu trabalho e a sua redação foi redigida com a utilização de pronomes com a flexão de gênero tanto no masculino como no feminino para tratar sobre adolescentes, devido a necessidade de adequação da escrita para contemplar estes adolescentes que não se identificam com o gênero feminino, e tampouco performam a feminilidade, para evitar a reprodução de mais violências sobre esses corpos. Foram entrevistadas/os quatorze adolescentes, e os resultados da pesquisa apontam que em relação ao perfil do Cense Joana Miguel Richa, ele é composto majoritariamente por adolescentes da faixa etária de 14 a 20 anos de idade, autodeclaradas/os como negras/os, bissexuais e cisgênero. A maioria não reside em Curitiba/PR, assim como a maioria recebe alta dosagem de medicação. Sobre as perspectivas das e dos adolescentes eu chego à conclusão de que a maioria das/os adolescentes entende como funciona a internação a partir daquilo que elas e eles nomearam como conquistas, que são a tela e a externa, e que para adquiri-las é necessário não receber advertência. A importância do relatório institucional também apareceu, pela necessidade de ter um bom comportamento para atingir uma orientação favorável à progressão para uma medida mais branda. O mais grave em relação às perspectivas das e dos adolescentes, é a ausência de compreensão sobre o caráter pedagógico da internação, algo tão presente no discurso institucional, e compreendido pela teoria enquanto objetivo primordial dessa medida. A críticas criminológicas concedem um caminho para a compreensão do controle social desempenhado sobre as e os adolescentes, mas eu acredito que elas devem se associar à prática do sistema socioeducativo para que essas relações se aproximem das especificidades das e dos adolescentes de modo que as violências sejam minimizadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: My dissertation was directed towards the social control of adolescents in conflict with the law, above all to understand the functioning of the socio-educational measure of internment in the Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa, the only one in the state of Paraná destined to the control of adolescents of the female biological sex. In addition to understanding the teenagers' perspectives on the internment measure, I aim to denounce the absences, silencing and violence of this system. The research problem that guided my dissertation consists of identifying what are the perceptions of institutionalized adolescents on the execution of the socio-educational measure of internment? In methodological terms, I used three methodologies, the interview with a semi-structured script for data collect. Participant observation was created in my research as an ethical and behavioral posture during the interviews. For data analysis, I used Grounded Theory, which is predominantly inductive in nature, and the results obtained from the interviews were transcribed into the Weft QDA Software. In the theoretical part I used the exploration of the literature as a methodology. Although the chosen institution was originally intended only for female biological adolescents, considering only binary aspects for the exercise of its functionality, in practice, when starting the field research within the unit, I found two transgender adolescents. Therefore, the title of my work and its wording were written with the used of pronouns with gender inflection in both masculine and feminine to address adolescents, due to the need for writing training to contemplate these adolescents who do not identify with the female gender, and abandoned performing femininity, to avoid reproducing more violence on these bodies. Fourteen teenagers were interviewed, and the results of the research indicate that in relation to the profile of the Cense Joana Miguel Richa, it is composed mainly of adolescents aged 14 to 20 years old, self-declared as black, bisexual and cisgender. Most do not reside in Curitiba/PR, as well as most receive high dosage of medication. Regarding the perspectives of the adolescents, I concluded that most adolescents understand how internation works based on what they named as achievements, which are the screen and the external, and that to acquire them it is necessary not to receive. The importance of the institutional report also appeared, due to the need to have a good behavior to reach a favorable orientation to the progression to a more lenient measure. The most serious thing in relation to the perspectives of the adolescents is the lack of understanding about the pedagogical nature of hospitalization, something so present in the institutional discourse, and understood by the theory as the primary objective of this measure. Criminological criticism provides a way to understand the social control exercised over adolescents, but I believe that they must be associated with the practice of the socio-educational system so that these relationships approach the specificities of adolescents so that violence is minimized.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMenor infratorpt_BR
dc.subjectCriminologia críticapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.title"Como um acordo silencioso" : críticas criminológicas e as perspectivas das(os) adolescentes internadas(os) no centro de socioeducação Joana Miguel Richa, Curitiba/PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples