Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lenir Maristela, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorAzevedo, Carlos Roberto dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T19:52:59Z
dc.date.available2023-03-23T19:52:59Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81661
dc.descriptionOrientadora: Lenir Maristela da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Durante o curso de especialização Alternativas Para Uma Nova Educação foram apresentadas teorias e práticas diversas relacionadas a educação emancipadora, includente e democrática. Os encontros foram predominantemente on-line, mas a metodologia adotada durante os encontros proporcionou uma efetiva participação de todos os integrantes do curso. Na "sala da nave mãe" todos os participantes se encontravam e eram apresentados os temas das aulas, com a apresentação teórica, muitas vezes realizada por educadores convidados. Após a apresentação do tema geral os participantes eram divididos em pequenos grupos onde era possível realizar um debate mais aprofundado. Todos os participantes eram estimulados, por um coordenador da equipe ANE 3, a se manifestar. Os apontamentos realizados pelo grupo eram anotados e após o debate os participantes do pequeno grupo eram direcionados novamente para a plenária (grupo maior com todos os participantes). No grupo maior os relatos dos pequenos grupos eram apresentados e era novamente discutido o tema proposto e realizado o fechamento e encaminhamentos para o próximo encontro. A metodologia apresentada demonstrou-se efetiva para o aprendizado e motivou os participantes e atuarem em projetos relacionados a educação em suas regiões de origem. No final do curso os participantes apresentaram o projeto de pesquisa em uma área da educação. O meu trabalho buscou abordar a compreensão e a avaliação da pedagogia da alternância adotada no CEEP Newton Freire Maia, localizado em Pinhais, Paraná, no curso Técnico em Agropecuária.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (24 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTrabalhador rural - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogia - Metodologiapt_BR
dc.titleEspecialização em Alternativas para uma Nova Educação : provocações e despertarpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples