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    Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano

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    R - T - ALDEMAR BALBINO DA COSTA.pdf (3.188Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Costa, Aldemar Balbino da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Tese objetiva compreender de que forma ocorre a inclusão da educanda surdocega quanto a cognição e aprendizagem em diferentes espaços pedagógicos no Ensino Superior, local de práticas já estabelecidas de leitura e escrita, o que exige repensar as relações pedagógicas. Diversos trabalhos foram realizados a respeito das pessoas surdas ou cegas, no entanto, há escassez relativa ao campo do conhecimento envolvendo a surdocegueira, foco dessa pesquisa, que se fundamenta em autores que apresentam estudos quanto a condição da pessoa surdocega e a sua inserção social e educacional, como Keller (1902), Lagati (1995) e Maia e Araóz (2001). Em relação à escola e aos apoios contínuos e intensos ao currículo escolar, as contribuições de Godoi et al. (2006), Lima (2019), Araóz e Costa (2008), trazem muitos subsídios teóricos e práticos. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem exploratório-descritiva, narrativa e documental. As análises partiram das Políticas Públicas quanto ao atendimento à inclusão frente às legislações Nacional e Institucional. A participante é uma acadêmica surdocega, com aprovação no vestibular da UFPR pelo sistema de cotas para pessoas com deficiências em 2019, no Curso de Pedagogia. Foram aplicados questionários às discentes da turma e à discente surdocega, às Coordenações do Curso de Pedagogia e Coordenação do SIPAD/NAPNE, Equipe Técnica-Pedagógica do SIPAD/NAPNE (Tradutores/as e Intérpretes) e os Professores/as que atuam junto a turma da discente foco da pesquisa. Foram realizados registros em Diário de Campo virtual das observações, diagnósticos e acompanhamentos junto a participante, em diferentes espaços e tempos, como na sala de aula, bem como a infraestrutura para execução de tarefas no domicílio. Foram analisados os atendimentos e materiais didático-pedagógicos como, as diagramações de textos para leituras e outros recursos didáticos. Os procedimentos de análise as respostas aos questionários tiveram como referencial teórico de Aguiar e Ozella (2006, 2013), dos Núcleos de Significação. Essa pesquisa revelou as circunstâncias que permeiam o ambiente acadêmico, os procedimentos educacionais e as relações de todos os envolvidos, de forma a repensar a inclusão não só da acadêmica surdocega, mas a todos os acadêmicos com deficiências
     
    Abstract: The Thesis aims to understand how the inclusion of deafblind students in terms of cognition and learning occurs in different pedagogical spaces in Higher Education, where already established practices of reading and writing occur, which requires rethinking pedagogical relationships. Several works have been carried out regarding deaf or blind people, however, there is a relative scarcity in the field of knowledge involving deafblindness, the focus of this research, which is based on authors who present studies regarding the condition of the deafblind person and their social insertion and educational, such as Keller (1902), Lagati (1995) and Maia and Araóz (2001). Regarding the school and the continuous and intense support to the school curriculum, the contributions of Godoi et al. (2006), Lima (2019), Araóz and Costa (2008), bring many theoretical and practical subsidies. The research is of a qualitative nature, of the case study type, with an exploratory-descriptive, narrative and documental approach. The analysis started with the Public Policies regarding the attendance to the inclusion in front of the National and Institutional legislation. The participant is a deaf-blind academic, with approval in the UFPR entrance exam by the quota system for people with disabilities in 2019, in the Pedagogy Course. Questionnaires were applied to the students in the class and to the deaf-blind student, to the Coordination of the Pedagogy Course and Coordination of SIPAD/NAPNE, the Technical-Pedagogical Team of SIPAD/NAPNE (Translators and Interpreters) and the Teachers who work with the class of the research focus student. Records were made in a virtual Field Diary of observations, diagnoses and follow-ups with the participant, in different spaces and times, such as in the classroom, as well as the infrastructure for performing tasks at home. Attendances and didacticpedagogical materials were analyzed, such as text layouts for readings and other didactic resources. The analysis procedures for the answers to the questionnaires had as a theoretical reference Aguiar and Ozella (2006, 2013), from the Meaning Nuclei. This research revealed the circumstances that permeate the academic environment, the educational procedures and the relationships of all those involved, in order to rethink the inclusion not only of the deafblind academic, but of all academics with deficiency.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81651
    Collections
    • Teses [459]

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