Projeto Levare : Pré-Vestibular Comunitário de Música UFPR
Resumo
Resumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar um relato de experiências vividas ao longo dos encontros, conversas, leituras, apresentações e palestras do Curso de Pós-Graduação de Alternativas para uma Nova Educação (ANE) ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor Litoral, cidade de Matinhos/PR. Foi na Ane 3, denominada assim por sermos a terceira turma, que fui renovando a perspectiva sobre meu projeto educacional. Afeiçoei-me à experiência e proposta de José Pacheco, dentre os passeios por alternativas educacionais. Pesquisei sobre a metodologia de educação chamada Comunidades de Aprendizagem e as orientações de Pacheco sobre como iniciar as Turmas-Piloto de tutoria. Então, vi que meu projeto já estava em mãos e acontecendo, era o "Projeto Levare: Pré-Vestibular Comunitário de Música da UFPR", e só precisava desse novo olhar. Neste campo de incertezas, entendi que se fazia possível arriscar o diferente. E, no processo de aprendizagem na ANE e em minha pesquisa sobre a proposta de José Pacheco, reuni as visões e diretrizes necessárias para (re)começar e me (re)inventar no campo educacional. Ao longo de algumas reuniões da equipe, fui desenvolvendo a ideia e familiarizando os colegas com essas novas visões sobre formas de promover aprendizagem, na qual o professor não é o centro da condução. Isso gerou interesse e receio, ao mesmo tempo, mas também nos inspirou, e recomeçamos o ano de 2021 em uma nova perspectiva caracterizada por iniciar um programa gratuito de tutoria particular online em formato de vídeo chamadas para pré-vestibulandos de música, com todo um aporte digitalizado de materiais, simulados, vídeo aulas, lives, dicas e exercícios disponíveis para amplo acesso. Com essa nova metodologia, o projeto avançou e conquistou novos rumos para sua continuidade para os anos seguintes.