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dc.contributor.advisorAndreoli, Vanessa Marion, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMoreira, Loriana Guimarães Borges do Cantopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-31T17:59:27Z
dc.date.available2023-05-31T17:59:27Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81311
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Vanessa Marion Andreolipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 19/12/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa parte da realidade cotidiana da educação formal de uma escola da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) e consiste em um estudo de caso de enfoque qualitativo e natureza descritiva interpretativa. A partir da questão norteadora "De que maneira a Educação Ambiental pode contribuir para a construção de um caminho de transformação socioambiental em Bubaque através da escola local que promova, ao longo dos anos, sentimento de responsabilidade e pertencimento que resultem em preservação dos recursos naturais e autonomia socioeconômica da comunidade?", emergiram novos questionamentos que se desdobraram nos objetivos geral e específicos. O objetivo geral visa apontar as possíveis contribuições da Educação Ambiental articulada à educação formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) para a construção de um caminho de protagonismo comunitário local. Os objetivos específicos, são: i) Caracterizar o ensino formal na ilha de Bubaque trazendo a importância da escola para o contexto local; ii) Identificar junto aos docentes atuantes na escola local de Bubaque se há práticas pedagógicas de Educação Ambiental na escola e de que maneira se dão essas práticas; iii) Refletir sobre os desafios enfrentados pela escola no que tange a implementação da Educação Ambiental na escola junto à comunidade insular de Bubaque. As ferramentas metodológicas escolhidas, foram: análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Para a análise, interpretação dos dados e descrição do fenômeno, foi realizada análise a partir da Educação Ambiental em perspectiva crítica e do Pensamento Complexo como aportes teórico-metodológicos. A análise documental se deu por revisão documental e bibliográfica para levantamento de legislações, decretos e demais documentos que fornecessem informações sólidas quanto à educação formal de Guiné-Bissau e a contemplação (ou não) da Educação Ambiental no currículo educacional, bem como o para composição do recorte contextual educacional formal local. Os questionários foram aplicados a 11 docentes voluntários participantes, com o intuito de compreender como os profissionais da escola de Bubaque entendem a Educação Ambiental e como (e se) a Educação Ambiental se relaciona à sua prática diária, bem como identificar se há ações educativo-ambientais na escola e de que maneira ocorrem. Devido ao quadro pandêmico mundial do COVID-19, os questionários foram enviados via e-mail, aplicados pela direção da escola e devolvidos via WhatsApp em formato de registro fotográfico. A entrevista semiestruturada foi realizada com a diretora da escola pessoalmente em 2022, quando esteve em visita ao Brasil. Principais resultados: A construção do capítulo Reconhecimento da Realidade compreende à contextualização geográfica, histórica, social e educacional de Guiné-Bissau, do Arquipélago dos Bijagós e da escola-alvo, denotando a relevância substancial da escola nesse contexto. Reconheceram-se práticas de Educação Ambiental na escola, tanto cotidianas quanto evento específico. Estas carecem de realinhamento, suporte e capacitação dos órgãos competentes. Há estreita relação dos problemas socioambientais e geopolíticos com as vulnerabilidades que afetam o sistema educativo. Os maiores desafios para implementação da Educação Ambiental se expressam no descaso do poder público, na falta de infraestrutura e saneamento básico e falta de incentivo e suporte necessários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research starts from the daily reality of formal education in a school on the island of Bubaque (Guinea-Bissau) and consists of a case study with a qualitative approach and a descriptive interpretive nature. Based on the guiding question "How can Environmental Education contribute to the construction of a socio-environmental transformation path in Bubaque through the local school that promotes, over the years, a sense of responsibility and belonging those results in the preservation of natural resources and socio-economic autonomy of the community?", new questions emerged that unfolded into the general and specific objectives. The general objective aims to point out the possible contributions of Environmental Education articulated to formal education on the island of Bubaque (Guinea- Bissau) for the construction of a path of local community protagonism. The specific objectives are: i) Characterize the formal education on the island of Bubaque bringing the importance of school to the local context; ii) Identify with the teachers working in local school in Bubaque if there are teaching practices of environmental education at school and how are these practices; iii) Reflect on the challenges faced by the school regarding the implementation of environmental education at school with the island community of Bubaque. The methodological tools chosen were: document analysis, questionnaires and semi-structured interviews for data collection. For the analysis, data interpretation, and description of the phenomenon, the analysis was based on Environmental Education from a critical perspective and Complex Thought as theoretical and methodological contributions. The documentary analysis was done by documentary and bibliographic review to collect legislation, decrees and other documents that would provide solid information about the formal education in Guinea-Bissau and the contemplation (or not) of Environmental Education in the educational curriculum, as well as for the composition of the local formal educational contextual clipping. The questionnaires were applied to 11 participating volunteer teachers, in order to understand how the professionals of the school of Bubaque understand Environmental Education and how (and if) Environmental Education relates to their daily practice, as well as to identify whether there are educationalenvironmental actions at school and how they occur. Due to the worldwide pandemic of COVID-19, the questionnaires were sent via e-mail, applied by the school management, and returned via WhatsApp in a photographic record format. The semi-structured interview was conducted with the school principal in person in 2022, when she was on a visit to Brazil. Main results: The construction of the chapter Recognition of Reality comprises to the geographical, historical, social and educational contextualization of Guinea-Bissau, the Bijagos Archipelago and the target school, denoting the substantial relevance of the school in this context. Environmental Education practices at the school, both daily and eventspecific, were recognized. These practices need to be realigned, supported and trained by the competent bodies. There is a close relationship between socio-environmental and geopolitical problems and the vulnerabilities that affect the educational system. The biggest challenges for the implementation of Environmental Education are expressed in the neglect by the government, the lack of infrastructure and basic sanitation, and the lack of necessary incentive and support.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e meio ambientept_BR
dc.subjectSociologia - Meio ambientept_BR
dc.subjectGuine-Bissaupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental localpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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