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dc.contributor.advisorPan, Miriam, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Adriane Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T18:30:22Z
dc.date.available2023-04-12T18:30:22Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81248
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza Panpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 195-210pt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas de leitura e escrita possuem um papel central na formação do professor, é por meio delas que ele forma sua consciência sobre si e sobre sua atividade profissional. Considerando essa complexidade temática, esta tese discute-a numa perspectiva interdisciplinar situada entre a Filosofia da Linguagem, a Psicologia Histórico-Cultural e o campo de estudos da Educação Superior, fundamentando-se na perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem do Círculo de Bakhtin e em pressupostos da Teoria da Atividade desenvolvidos por Yves Clot, que permitem considerar o trabalho e a formação docente na relação direta com o contexto de sua realização e os sistemas de atividades e causalidades intersubjetivas. Uma revisão integrativa da literatura, realizada no período inicial da pesquisa, e a análise dos discursos oficiais que regulamentam a educação superior no Brasil, apresentaram dados que revelaram a ausência ou o pouco espaço conferido ao tema do letramento acadêmico na formação docente nas pesquisas, nas políticas institucionais e pedagógicas. Na busca por novos sentidos para essa problemática, este estudo objetivou desenvolver um modelo formativo dialógico de professores, envolvendo os gêneros científicos e sua dimensão criativo-autoral, e considerando as subjetividades produzidas nessa comunidade discursiva. Para tanto, foi adotada uma metodologia interventiva, pautada em pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, como dialogismo, exotopia e alteridade, e situada no campo dos estudos do letramento. Foram realizadas: entrevistas dialógicas, duas rodas de conversa (ao início da pesquisa e término da pesquisa) e três oficinas. Participaram das intervenções nove (9) docentes de uma instituição privada de educação superior, que tiveram seus enunciados transcritos e depois interpretados à luz da análise do discurso de fundamentação bakhtiniana. Os resultados apontaram que as vivências acadêmicas e profissionais dos/as participantes são produtoras de sentidos de exclusão e sofrimento, pois estruturam-se sob a concepção de sujeitos prontos e competentes, capazes de buscar individualmente as soluções para seus problemas; e de linguagem enquanto meio neutro para a transmissão de conhecimentos. Essas experiências refletem no gênero profissional docente, ora estabilizando práticas com ênfase nas normas técnicas e na culpabilização dos acadêmicos por suas dificuldades, outrora estimulando o planejamento individual de ações mediadas para que eles avancem em suas aprendizagens. Nessa direção, as oficinas surgiram como possibilidade de (trans)formação coletiva dos sentidos das práticas de letramento acadêmico, a partir do olhar exotópico para a própria atividade profissional e a realizada pelos colegas, da troca de experiências e da construção coletiva de estratégias metodológicas. Ao longo dos encontros, os participantes demonstraram perceber a importância das práticas de letramento na sua atividade profissional, compreendida como espaço de desenvolvimento, e que, ao planejarem novas práticas, mais motivadoras e dinâmicas, podem produzir sentidos diferentes daqueles que tanto estigmatizam os estudantes matriculados nas instituições privadas de educação superior, conferindo mudanças no gênero profissional docente. As oficinas possibilitaram, ainda, importantes discussões sobre o papel do orientador no processo de iniciação científica, levando os participantes a refletirem sobre as dimensões ensináveis dos gêneros científicos e, ao mesmo tempo, a pensar em estratégias institucionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The practices of reading and writing play a central role in a teacher's education; it is through them that he/she forms his/her conscience about him/herself and his/her professional activity. In consideration of this theme’s complexity, this thesis discusses the topic from an interdisciplinary perspective situated between Philosophy of Language, Cultural-Historical Psychology, and Higher Education based on Bakhtin's Circle enunciative-discursive perspective of language and on the assumptions of the Activity Theory developed by Yves Clot, which allow us to consider work and teacher training in direct relation to the cultural-historical context of its realization and the intersubjective systems of activities and causalities. An integrative literature review, conducted at the start of the study, and the analysis of official discourses that regulate higher education in Brazil, presented data that revealed the absence or little space given to the theme of academic literacy in teacher training in research, institutional and pedagogical policies. In the search for new meanings for this problem, this study aimed to develop a dialogical model of formation for teachers involving research genres and their creative-authorial dimension, regarding the subjectivities produced in this discursive community. To do so, an interventional methodology was adopted, based on theoretical assumptions of Bakhtin's Circle, such as dialogism, exotopy, and otherness in the field of literacy studies. We conducted dialogical interviews, two conversation rounds (at the beginning and end of the research study), and three workshops. Nine (9) professors from a private institution of higher education participated in the interventions, and their statements were transcribed and then interpreted in the light of Bakhtinian discourse analysis. The results indicated that the participants' academic and professional experiences produce meanings of exclusion and suffering since they are structured under the conception of ready and competent subjects capable of individually searching for solutions to their problems and language as a neutral means for the transmission of knowledge. These experiences are reflected in the teaching profession with their occasional use of stabilizing practices with an emphasis on technical standards and blaming the students for their difficulties, while at other times stimulating individual planning of mediated actions for them to advance in their learning. In this sense, the workshops emerged as a possibility for collectively (trans)forming the meaning of academic literacy practices from the exotopic look at one's professional activity and that of one's colleagues through the exchange of experiences and the collective construction of methodological strategies. Throughout the meetings, the participants showed they realize the importance of literacy practices in their professional activity, understood as a space for development, and that by planning new, more motivating, and dynamic practices, they can produce meanings different from those that so stigmatize the students enrolled in private institutions of higher education, conferring changes in the professional teaching genre. The workshops also promoted important discussions about the role of the advisor in the scientific initiation process, leading the participants to reflect on the teachable dimensions of scientific disciplines and, at the same time, to think about institutional strategies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEscrita - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superior - Escritapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Eles não sabem escrever" : oficinas dialógicas (trans)formando os sentidos das práticas de letramento acadêmico em uma instituição privada de educação superiorpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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