Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorVila Rosa, Vanessa dos Santos Buenopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:19:17Z
dc.date.available2024-08-08T18:19:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81145
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 64-67pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores do ensino médio noturno de uma escola pública da cidade de Curitiba. Procurou investigar através de um estudo de caso de cunho qualitativo a prática dos professores que utilizam as tecnologias e mídias digitais, como também verificar o interesse dos professores em relação à contribuição das tecnologias e mídias digitais para o trabalho docente; diagnosticar os problemas estruturais que a escola pública enfrenta e que dificultam o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no espaço escolar. O estudo se fundamentou em Binotto; Sá (2014),Campos (2009), Assmann (2005), Moran (2002, 2007), Almeida (2003, 2005, 2006,2007), Morin (2003), Sá; Galeb (2014); Santaella (2003), Sancho (2002), Severino (2002), Valente (1999), Kensky (2000) entre outros. A partir das análises dos questionários e entrevistas fez-se o cruzamento dos dados coletados para entender como na escola pesquisada o uso das tecnologias e mídias digitais se desenvolve junto aos professores que utilizavam as tecnologias e mídias digitais. Alguns resultados obtidos foram: que a maioria dos professores acredita que o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar é uma demanda social, contudo, não se veem preparados para esta urgência educacional. Outros aspectos percebidos foram as limitações de infraestrutura para o uso das tecnologias e mídias digitais; o sucateamento do laboratório de informática; a inexistência de pessoal qualificado para utilização das mesmas; carência de formação continuada tanto para os professores quanto para a equipe pedagógica para o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médio - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacional - Paranápt_BR
dc.subjectProfessores - Inclusão digitalpt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no ensino médio público noturnopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples