dc.contributor.advisor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Vila Rosa, Vanessa dos Santos Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:19:17Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:19:17Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81145 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 64-67 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores do ensino médio noturno de uma escola pública da cidade de Curitiba. Procurou investigar através de um estudo de caso de cunho qualitativo a prática dos professores que utilizam as tecnologias e mídias digitais, como também verificar o interesse dos professores em relação à contribuição das tecnologias e mídias digitais para o trabalho docente; diagnosticar os problemas estruturais que a escola pública enfrenta e que dificultam o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no espaço escolar. O estudo se fundamentou em Binotto; Sá (2014),Campos (2009), Assmann (2005), Moran (2002, 2007), Almeida (2003, 2005, 2006,2007), Morin (2003), Sá; Galeb (2014); Santaella (2003), Sancho (2002), Severino (2002), Valente (1999), Kensky (2000) entre outros. A partir das análises dos questionários e entrevistas fez-se o cruzamento dos dados coletados para entender como na escola pesquisada o uso das tecnologias e mídias digitais se desenvolve junto aos professores que utilizavam as tecnologias e mídias digitais. Alguns resultados obtidos foram: que a maioria dos professores acredita que o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar é uma demanda social, contudo, não se veem preparados para esta urgência educacional. Outros aspectos percebidos foram as limitações de infraestrutura para o uso das tecnologias e mídias digitais; o sucateamento do laboratório de informática; a inexistência de pessoal qualificado para utilização das mesmas; carência de formação continuada tanto para os professores quanto para a equipe pedagógica para o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Professores - Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no ensino médio público noturno | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |