• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no ensino médio público noturno

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    VANESSA DOS SANTOS BUENO VILA ROSA.pdf (1.902Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Vila Rosa, Vanessa dos Santos Bueno
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores do ensino médio noturno de uma escola pública da cidade de Curitiba. Procurou investigar através de um estudo de caso de cunho qualitativo a prática dos professores que utilizam as tecnologias e mídias digitais, como também verificar o interesse dos professores em relação à contribuição das tecnologias e mídias digitais para o trabalho docente; diagnosticar os problemas estruturais que a escola pública enfrenta e que dificultam o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no espaço escolar. O estudo se fundamentou em Binotto; Sá (2014),Campos (2009), Assmann (2005), Moran (2002, 2007), Almeida (2003, 2005, 2006,2007), Morin (2003), Sá; Galeb (2014); Santaella (2003), Sancho (2002), Severino (2002), Valente (1999), Kensky (2000) entre outros. A partir das análises dos questionários e entrevistas fez-se o cruzamento dos dados coletados para entender como na escola pesquisada o uso das tecnologias e mídias digitais se desenvolve junto aos professores que utilizavam as tecnologias e mídias digitais. Alguns resultados obtidos foram: que a maioria dos professores acredita que o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar é uma demanda social, contudo, não se veem preparados para esta urgência educacional. Outros aspectos percebidos foram as limitações de infraestrutura para o uso das tecnologias e mídias digitais; o sucateamento do laboratório de informática; a inexistência de pessoal qualificado para utilização das mesmas; carência de formação continuada tanto para os professores quanto para a equipe pedagógica para o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81145
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV