O uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no ensino médio público noturno
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Data
2015Autor
Vila Rosa, Vanessa dos Santos Bueno
Metadata
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Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores do ensino médio noturno de uma escola pública da cidade de Curitiba. Procurou investigar através de um estudo de caso de cunho qualitativo a prática dos professores que utilizam as tecnologias e mídias digitais, como também verificar o interesse dos professores em relação à contribuição das tecnologias e mídias digitais para o trabalho docente; diagnosticar os problemas estruturais que a escola pública enfrenta e que dificultam o uso das tecnologias e mídias digitais pelos professores no espaço escolar. O estudo se fundamentou em Binotto; Sá (2014),Campos (2009), Assmann (2005), Moran (2002, 2007), Almeida (2003, 2005, 2006,2007), Morin (2003), Sá; Galeb (2014); Santaella (2003), Sancho (2002), Severino (2002), Valente (1999), Kensky (2000) entre outros. A partir das análises dos questionários e entrevistas fez-se o cruzamento dos dados coletados para entender como na escola pesquisada o uso das tecnologias e mídias digitais se desenvolve junto aos professores que utilizavam as tecnologias e mídias digitais. Alguns resultados obtidos foram: que a maioria dos professores acredita que o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar é uma demanda social, contudo, não se veem preparados para esta urgência educacional. Outros aspectos percebidos foram as limitações de infraestrutura para o uso das tecnologias e mídias digitais; o sucateamento do laboratório de informática; a inexistência de pessoal qualificado para utilização das mesmas; carência de formação continuada tanto para os professores quanto para a equipe pedagógica para o uso das tecnologias e mídias digitais no espaço escolar.
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- Pedagogia [622]