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dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLima, Silvia Maria Amorimpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T17:44:31Z
dc.date.available2023-02-15T17:44:31Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81137
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius B. da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/10/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 173-192pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese aborda a política afirmativa e volta o olhar para os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná - UFPR através da política das cotas raciais, considerando os dados dos cotistas que ingressaram pelo sistema de cotas UFPR, instituída pela resolução 37/2004 do Conselho Universitário e pela lei n. 12.711/2012. A justificativa para esse estudo reside na observância de que para qualificar a política torna-se necessário conhecer e analisar os beneficiários da mesma em suas vivências pós-academia, buscando identificar o impacto que a experiência acadêmica traz. O objetivo principal da pesquisa é produzir e analisar dados dos egressos/as da política de cotas raciais, levando em consideração a análise de ingressantes e concluintes da UFPR, realizando estudo comparativo entre as diferentes modalidades de acesso. Os objetivos específicos envolvem a atualização de dados do estado da arte sobre políticas afirmativas no Brasil e a elucidação das trajetórias dos egressos/as do sistema de cotas raciais fora da Universidade, focando em mercado de trabalho e participação em programas de pós-graduação. O instrumento de análise desta pesquisa se constituiu baseada na elaboração teórica crítica social seguindo a proposta metodológica apontada no texto Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da educação (ARAÚJO; SILVA, 2020), que propõe uma interpretação crítica sobre relações raciais e explora conceitos que são evidenciados na temática de relações raciais e aplicados à área da educação. O direito de ingressar na educação superior demonstra ter despertado uma consciência para além do direito individual, tornando-se coletivo à medida que influencia toda uma comunidade. O estudo revelou que, para além das experiências vivenciadas no âmbito acadêmico, as vivências identitárias acompanham a experiência profissional e impactam amplamente a vida comunitária e familiar. No perfil comparado entre as diferentes formas de acesso, há a confirmação de que os estudantes que ingressam através da política de inclusão racial, adentram a academia de forma mais tardia, demonstrando que a maioria primeiramente está inserida no mundo do trabalho e depois acessam a Universidade. Dados importantes também são apontados na esfera do mercado de trabalho e pós-graduação, demonstrando realidades diferenciadas nesses aspectos. A conclusão apontada é que a política de cotas raciais tem feito diferença na vida dos participantes e de suas famílias, e que isto não se reduz a questões econômicas, mesmo que esse seja um diferencial apontado na pesquisa. A percepção de que essa participação na política afirmativa traz ganhos culturais, políticos e identitários também aponta caminhos possíveis de busca de processos de igualdade mais racialmente democráticos. O desenvolvimento de políticas para o acesso à pós-graduação é um aspecto importante para o rompimento do racismo estrutural acadêmico, perpetuado pela pouca representação negra nos quadros docentes. O estudo aponta, ainda, a necessidade de desenvolvimento de políticas afirmativas voltadas para o mercado de trabalho na esfera privada e a ampliação da política desenvolvida em concursos para ocupação de cargos públicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis addresses the affirmative policy and looks at students who entered the Federal University of Paraná-UFPR through the racial quota policy, considering the data of quota students who entered the UFPR quota system, instituted by resolution 37/2004 of the University Council and by law no. 12,711/2012. The justification for this study lies in the observation that to qualify the policy it is necessary to know and analyze the beneficiaries of the policy in their post-academic experiences, seeking to identify the impact that the academic experience brings. The main objective of the research is to produce and analyze data from graduates of the racial quotas policy, considering the analysis of freshmen and graduates of UFPR, carrying out a comparative study between the different modalities of access. The instrument of analysis of this research was based on critical social theoretical elaboration following the methodological proposal pointed out in the text Contributions of critical studies on ethnic-racial relations to the field of education (ARAÚJO; SILVA, 2020), which proposes a critical interpretation of relations and explores concepts that are evidenced in the theme of racial relations and applied to the area of education. The right to enter higher education demonstrates that it has awakened an awareness that goes beyond the individual right, becoming collective as it influences an entire community. The study revealed that, in addition to the experiences lived in the academic sphere, the identity experiences accompany the professional experience and greatly impact community and family life. In the profile compared among the different forms of access, there is confirmation that students who enter through the racial inclusion policy, enter the academy later, demonstrating that the majority of them are first inserted in the labor market and then they come to the University. Important data are also pointed out in the sphere of the labor market and graduate studies, explaining different realities in these aspects. The conclusion reached is that the racial quota policy has made a difference in the lives of participants and their families, and that this is not reduced to economic issues, even though this is a differential pointed out in the research. The perceptions that this participation in affirmative politics brings cultural, political and identity gains also point to possible paths to search for more racially democratic equality processes. The development of policies for access to graduate studies is an important aspect for breaking the academic structural racism, perpetuated by the low black representation in the faculty staff. The study also points out the need to develop affirmative policies aimed at the labor market in the private sphere and the expansion of the policy developed in competitions for the occupation of public positions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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