dc.contributor.advisor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Stoski, Patricia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:59:33Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:59:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81126 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra Monica Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 49-52 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho buscou identificar os sentidos que as juventudes têm atribuído à experiência escolar e às mudanças ocorridas a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Busca dialogar com os jovens sobre a sua participação efetiva nas atividades escolares e de que forma o ProEMI tem contribuído para sua formação escolar. Para isto foi realizada uma pesquisa em trêsetapas: a primeira consistiu na busca de referenciais teóricos que discutissem a temática do Ensino Médio e as relações das juventudes com a escola; em um segundo momento, foi realizada uma análise documental do ProEMI a partir de seus Documentos Orientadores (2009a, 2009b, 2011 e 2013) com o intuito de verificar as proposições do Programa e sua aplicabilidade nas instituições escolares, suas proposições, bem como a concordância com a Legislação vigente; a terceira etapa apresenta o processo de coleta de dados em que oito estudantes do Ensino Médiode uma escola de Curitiba foram submetidos a entrevistas e aplicação de questionário. Estes estudantes participaram das atividades do Programa em anos distintos no período entre 2012 e 2014. A partir da análise das entrevistas foi possível elencar três fatores aos quais o ProEMI pode ter contribuído com a formação dos jovens que participaram das Oficinas: o fato de serem atividades optativas; o interesse pelo assunto e a oportunidade de aprendizagem/conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Outros sujeitos para a mesma escola : análise do programa ensino médio inovador (proEMI) a partir da visão dos alunos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |