Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorStoski, Patriciapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:59:33Z
dc.date.available2024-08-08T18:59:33Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81126
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 49-52pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho buscou identificar os sentidos que as juventudes têm atribuído à experiência escolar e às mudanças ocorridas a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Busca dialogar com os jovens sobre a sua participação efetiva nas atividades escolares e de que forma o ProEMI tem contribuído para sua formação escolar. Para isto foi realizada uma pesquisa em trêsetapas: a primeira consistiu na busca de referenciais teóricos que discutissem a temática do Ensino Médio e as relações das juventudes com a escola; em um segundo momento, foi realizada uma análise documental do ProEMI a partir de seus Documentos Orientadores (2009a, 2009b, 2011 e 2013) com o intuito de verificar as proposições do Programa e sua aplicabilidade nas instituições escolares, suas proposições, bem como a concordância com a Legislação vigente; a terceira etapa apresenta o processo de coleta de dados em que oito estudantes do Ensino Médiode uma escola de Curitiba foram submetidos a entrevistas e aplicação de questionário. Estes estudantes participaram das atividades do Programa em anos distintos no período entre 2012 e 2014. A partir da análise das entrevistas foi possível elencar três fatores aos quais o ProEMI pode ter contribuído com a formação dos jovens que participaram das Oficinas: o fato de serem atividades optativas; o interesse pelo assunto e a oportunidade de aprendizagem/conhecimento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Currículospt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleOutros sujeitos para a mesma escola : análise do programa ensino médio inovador (proEMI) a partir da visão dos alunospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples