• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Outros sujeitos para a mesma escola : análise do programa ensino médio inovador (proEMI) a partir da visão dos alunos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PATRICIA STOSKI.pdf (1.044Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Stoski, Patricia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho buscou identificar os sentidos que as juventudes têm atribuído à experiência escolar e às mudanças ocorridas a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Busca dialogar com os jovens sobre a sua participação efetiva nas atividades escolares e de que forma o ProEMI tem contribuído para sua formação escolar. Para isto foi realizada uma pesquisa em trêsetapas: a primeira consistiu na busca de referenciais teóricos que discutissem a temática do Ensino Médio e as relações das juventudes com a escola; em um segundo momento, foi realizada uma análise documental do ProEMI a partir de seus Documentos Orientadores (2009a, 2009b, 2011 e 2013) com o intuito de verificar as proposições do Programa e sua aplicabilidade nas instituições escolares, suas proposições, bem como a concordância com a Legislação vigente; a terceira etapa apresenta o processo de coleta de dados em que oito estudantes do Ensino Médiode uma escola de Curitiba foram submetidos a entrevistas e aplicação de questionário. Estes estudantes participaram das atividades do Programa em anos distintos no período entre 2012 e 2014. A partir da análise das entrevistas foi possível elencar três fatores aos quais o ProEMI pode ter contribuído com a formação dos jovens que participaram das Oficinas: o fato de serem atividades optativas; o interesse pelo assunto e a oportunidade de aprendizagem/conhecimento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81126
    Collections
    • Pedagogia [619]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV