Outros sujeitos para a mesma escola : análise do programa ensino médio inovador (proEMI) a partir da visão dos alunos
Resumo
Resumo : Este trabalho buscou identificar os sentidos que as juventudes têm atribuído à experiência escolar e às mudanças ocorridas a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Busca dialogar com os jovens sobre a sua participação efetiva nas atividades escolares e de que forma o ProEMI tem contribuído para sua formação escolar. Para isto foi realizada uma pesquisa em trêsetapas: a primeira consistiu na busca de referenciais teóricos que discutissem a temática do Ensino Médio e as relações das juventudes com a escola; em um segundo momento, foi realizada uma análise documental do ProEMI a partir de seus Documentos Orientadores (2009a, 2009b, 2011 e 2013) com o intuito de verificar as proposições do Programa e sua aplicabilidade nas instituições escolares, suas proposições, bem como a concordância com a Legislação vigente; a terceira etapa apresenta o processo de coleta de dados em que oito estudantes do Ensino Médiode uma escola de Curitiba foram submetidos a entrevistas e aplicação de questionário. Estes estudantes participaram das atividades do Programa em anos distintos no período entre 2012 e 2014. A partir da análise das entrevistas foi possível elencar três fatores aos quais o ProEMI pode ter contribuído com a formação dos jovens que participaram das Oficinas: o fato de serem atividades optativas; o interesse pelo assunto e a oportunidade de aprendizagem/conhecimento.
Collections
- Pedagogia [619]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...