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dc.contributor.advisorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Thalita Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:53:49Z
dc.date.available2024-08-08T16:53:49Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81113
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra Helga Loos-Sant'Anapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 41-43pt_BR
dc.description.abstractResumo : Com a compreensão da importância da emoção no desenvolvimento humano e nas relações com os processos cognitivos, esse trabalho olha especificamente para as estratégias de coping (enfrentamento de adversidades). Justifica-se por compreender que as formas como as pessoas lidam com as mais diversas situações influenciam suas relações com o mundo. Diante disso, a educação ganha relevância na medida em que é um dos meios pelos quais o ser humano se instrumentaliza para a vida em sociedade e, portanto, a mesma deveria ampliar suas preocupações abrangendo os aspectos afetivo-emocionais do desenvolvimento e como estes afetam as ações dos indivíduos. Para tanto, foram buscadas algumas referências bibliográficas correlacionadas ao tema e realizada uma pesquisa empírica tendo como foco as estratégias de coping comumente utilizadas por crianças do Ensino Fundamental. A análise dos dados demonstrou que, em grande parte, existe aproximação com a literatura estudada, como fatores correlacionados a idade, hierarquia e socialização. No entanto, observa-se a necessidade de maior aprofundamento no que se refere ao envolvimento das emoções na escolha das estratégias de enfrentamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Having the comprehension of the importance of the emotion in the human development and its relations with the cognitive process, this work focuses specifically on the coping strategies (coping with adversity). This is justified by the understanding that the way people deal with the most varied situations, influence their relations with the world. On this, the education gains relevance, as it is one of the means that provides the tools for the human being to live in society. Therefore, education should broaden its scope by embracing affective-emotional aspects and the way these affect people’s attitudes. To do so, some related to the subject references were searched and, also, there was made an empirical research focusing on the common use of coping strategies on elementary and middle school children. The data analysis has shown that, in most of it, there is approximation on the studied material when compared to factors such as age, hierarchy and socialization. However, it is observed the need of a further deepening on the studies, when it comes to the emotions involvement on the choice of the coping strategies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleAfetividade, coping e educaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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