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dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGelbcke, Vanessa Raiannapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:13:00Z
dc.date.available2024-08-08T19:13:00Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81112
dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 67-70pt_BR
dc.description.abstractResumo : O cinema se caracteriza como um importante meio de comunicação da sociedade atual, por meio dele pode-se conhecer culturas diferentes, fatos históricos, conhecer as hipóteses para nosso futuro, e também, nos aproximar da realidade vivida em nossa sociedade. Neste trabalho discutiremos sobre a representação cinematográfica da juventude brasileira e das instituições escolares, pública e privada, buscando compreender quais imagens vem sendo produzidas pelo cinema brasileirocontemporâneo. Para tanto foi realizado um levantamento de filmes que se encaixassem nos seguintes tópicos, (1) ser uma obra brasileira, (2) ter sido produzido entre os anos 2000 e 2013, (3) retratar a juventude brasileira que frequenta a escola como protagonista, (4) retratar a instituição pública ou privada de ensino. Após foi selecionado dois filmes – Pro dia nascer Feliz (2006) e As melhores coisas do mundo (2010) – de acordo com a facilidade de acesso ao material. Como resultado da análise das obras cinematográficas se identificou diferenças na forma de representação da escola pública e da escola privada, especialmente, nos aspectos referentes a infraestrutura e ao trabalho docente, no tocante ao jovem, se identificou uma busca por quebra de estereótipos referentes ao jovem de classe baixa e uma preocupação com seus futuros, enquanto na obra protagonizada por jovens de classe media e alta, a preocupação se centrava no presente e na opinião dos demais colegas. Resumidamente, os resultados evidenciam a heterogeneidade da juventude brasileira, bem como a diversidade de condições educacionais que estão submetidos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCinema - Educaçãopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.titleRepresentações cinematográficas : as juventudes e a escola retratada em filmes brasileiros (2000-2013)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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