• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Representações cinematográficas : as juventudes e a escola retratada em filmes brasileiros (2000-2013)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    VANESSA RAIANNA GELBCKE.pdf (1.530Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Gelbcke, Vanessa Raianna
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O cinema se caracteriza como um importante meio de comunicação da sociedade atual, por meio dele pode-se conhecer culturas diferentes, fatos históricos, conhecer as hipóteses para nosso futuro, e também, nos aproximar da realidade vivida em nossa sociedade. Neste trabalho discutiremos sobre a representação cinematográfica da juventude brasileira e das instituições escolares, pública e privada, buscando compreender quais imagens vem sendo produzidas pelo cinema brasileirocontemporâneo. Para tanto foi realizado um levantamento de filmes que se encaixassem nos seguintes tópicos, (1) ser uma obra brasileira, (2) ter sido produzido entre os anos 2000 e 2013, (3) retratar a juventude brasileira que frequenta a escola como protagonista, (4) retratar a instituição pública ou privada de ensino. Após foi selecionado dois filmes – Pro dia nascer Feliz (2006) e As melhores coisas do mundo (2010) – de acordo com a facilidade de acesso ao material. Como resultado da análise das obras cinematográficas se identificou diferenças na forma de representação da escola pública e da escola privada, especialmente, nos aspectos referentes a infraestrutura e ao trabalho docente, no tocante ao jovem, se identificou uma busca por quebra de estereótipos referentes ao jovem de classe baixa e uma preocupação com seus futuros, enquanto na obra protagonizada por jovens de classe media e alta, a preocupação se centrava no presente e na opinião dos demais colegas. Resumidamente, os resultados evidenciam a heterogeneidade da juventude brasileira, bem como a diversidade de condições educacionais que estão submetidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81112
    Collections
    • Pedagogia [617]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV